O Estado avisou…

Da coluna Estado Maior

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na gasolina, diesel, biodiesel e em vários outros produtos no Maranhão, em lei aprovada pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), havia sido antecipado por O Estado no mês de novembro.

Na edição do dia 12 daquele mês, a manchete da página 3, na editoria de Política, trazia reportagem que tinha como título: “Nova gestão Flávio Dino pode começar com mais um reajuste de ICMS”.

A reportagem tratava como indicativo o aumento do imposto, com base numa revelação feita pelo próprio jornal no fim de semana anterior, que abordava a intenção do Executivo de arrecadar R$ 585 milhões a mais somente com o ICMS, em 2019 (reveja).

Os dados haviam sido extraídos da Proposta da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2019. E foi justamente o que ocorreu.

Semanas depois de publicada a reportagem, o governador Flávio Dino encaminhou para o Legislativo Estadual o Projeto de Lei 239/2018 que tratava, entre outas coisas, do aumento do imposto no estado.

A peça foi tema de muita polêmica, discussões e protestos na Assembleia. A Associação Comercial do Maranhão (ACM) chegou a denunciar a falta de diálogo do Governo com os empresários e pediu o adiamento da votação, sem sucesso.

Flávio Dino levou o plano adiante e impôs ao Legislativo a sua decisão. Sem diálogo, sem negociação, sem qualquer discussão com a sociedade.

E O Estado bem que avisou.

2 pensou em “O Estado avisou…

  1. Pingback: Em meio a crise, Flávio Dino prevê R$ 63,5 milhões para Comunicação em 2019 - Gilberto Léda

  2. tem e que caçar esse elemento flavio dino ta so acabando com o estado vai deixar nao so um rombo mais uma cratera pra quem vier

Os comentários estão fechados.