NOTINHAS DA MANHÃ

Recorde
A aclamação de Erlanio Xavier (PDT) como presidente da Famem pode ter marcado um feito inédito na história da entidade: o pedetista recebeu os votos de todos os prefeitos filiados. Segundo dados da assessoria da Federação, antes da eleição havia pouco mais de 180 gestores inscritos. Com a proximidade do pleito, esse número chegou a 206, e todos votaram pela eleição de Xavier.

Calote?

O empresário Fernando Queiroz, de Açailândia, cobre do Governo do Maranhão o pagamento de um ano de aluguel. Ele é o proprietário do imóvel que abrigou por anos a sede do Corpo de Bombeiros na cidade. Até 2017, ele emprestou a casa sem cobrar nada do Estado. Mas, a partir de 2018, havia um acordo pelo pagamento de R$ 13 mil. Uma minta do contrato chegou a ser entregue em mãos ao governador Flávio Dino (PCdoB). Mas, até hoje, segundo Queiroz, nada de pagamento.

Preferido
O deputado Roberto Costa (MDB) é mesmo o preferido do governo para ser o nome da oposição na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Decidam-se
Por falar em governo, a turma do Palácio dos Leões precisa se decidir. Ora dizem que o ex-presidente José Sarney (MDB) está próximo de Jair Bolsonaro (PSL) – e que essa proximidade chega até a ser uma traição do presidente ao seu eleitorado; ora dizem que ele já não tem mais qualquer prestígio e não apita nada no governo federal.

Caso Gonzaga
O chamado “Caso Gonzaga” – denúncia de nepotismo envolvendo o procurador-geral de Justiça do Maranhão – parece ainda longe de acabar.

4 senadores
O blogueiro Roberto Lobato revelou que na legislatura que se inicia amanhã (1º) o Maranhão voltará a ter quatro senadores. Além dos três eleitos pelo estado, assume o mandato Antônio Mecias Pereira de Jesus (PRB), de 56 anos e natural de Graça Aranha (MA). Elegeu-se por Roraima ao derrotar Romero Jucá (MDB).

E Braide?
O deputado federal eleito Eduardo Braide, que segue no PMN, ainda não anunciou em qual partido se filiará.