O rompimento de um cabo que sustentava uma das comportas da Barragem do Rio Pericumã, em Pinheiro, provocou alagamentos em pelo menos quatro bairros da cidade.
O caso ocorreu na segunda-feira (11), e foi registrado em vídeo por moradores do local. Até uma unidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi atingida.
Ontem (12), na Assembleia Legislativa, o problema foi tema de intervenções de dposi parlamentares da região: Thaíza Hortegal (PP) e Leonardo Sá (PR).
“Pedi que o Governo do Estado possa deslocar uma equipe e dê um olhar atento para aquele município tão importante para a baixada maranhense, tomando providências o mais rápido possível. Porque as fortes chuvas vêm acontecendo na região e esse risco está iminente para as famílias ribeirinhas”, destacou a parlamentar do PP (reveja).
Construída em 1982 pelo DNOCS, desde a sua inauguração a barragem nunca foi reformada, segundo Leonardo Sá.
“Há mais de 15 anos morando naquela cidade, eu lhes digo aqui por conhecimento de causa sobre a manutenção daquela barragem do Rio Pericumã. Inexiste manutenção naquela barragem”, completou.
Em março de 2013, os problemas nas comportas chegaram a ser tema de reportagem da TV Mirante (veja). Seis anos depois, pelo visto, ninguém deu a mínima atenção para o caso.
Pingback: Pinheiro: prefeitura afasta estado de calamidade e confirma Carnaval 2019 - Gilberto Léda
Pingback: Pinheiro: prefeitura afasta estado de calamidade e confirma Carnaval 2019 | Blog do Zé de Fátima
Pingback: Governo Dino devolveu R$ 4 mi de recuperação da Barragem do Pericumã - Gilberto Léda