Enquanto ainda tenta se recuperar do baque dos problemas ocorridos na MA-315 e na Estrada do Arroz (saiba mais aqui e aqui), o governo Flávio Dino (PCdoB) foi sacudido hoje (3) com a notícia de que mais uma rodovia começou a ruir.
Trata-se da MA-012, entre Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra.
A via acabou de ser asfaltada e sequer foi inaugurada (saiba mais). Mas o pavimento já começou a ceder.
Imbrólgio
A obra de construção da MA-012 já começou com um imbróglio judicial.
Em setembro de 2016, a Edeconsil precisou recorrer ao Tribunal de Justiça para ser declarada vencedora da licitação.
Na ocasião, uma liminar suspendeu um contrato celebrado entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e a Construtora Terramata para pavimentação da via.
Pelo asfaltamento da estrada, de 54 km, o governo pagaria R$ 35,6 milhões à empreiteira, segundo o contrato. A obra começou no dia 15 de agosto daquele ano (reveja).
Ocorre que a Edeconsil apresentou, segundo a Justiça, proposta R$ 700 mil mais vantajosa e, por mero erro formal, a Comissão Central de Licitação (CCL) decidiu desclassificá-la.
Pior: ao analisar os autos, o magistrado identificou que a empresa considerada vencedora do certame também tinha apresentado proposta com erro formal, tendo sido inicialmente desclassificada e depois reclassificada.
Apesar de tudo isso, a liminar caiu depois, e a obra ficou mesmo com a Terramata.
Outro lado
A seguir, nota da Sinfra sobre o assunto.
“A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sobra) informa que devido as fortes chuvas na região uma erosão acabou comprometendo um dos bueiros no local com a quebra de meio-fio e descida da água. A Sinfra esclarece que já está providenciando os reparos necessários o que não é representativo das boas condições de trafegabilidade dos 52 km da rodovia.”
A empresa executora da obra foi a própria Terra Mata citada. Com sede em Imperatriz-MA.
hum…
O Grupo Sarney passou 60 anos e nunca fez nada nessa importante estrada
Por isso que esses donos de empresa de asfaltamento são multimilionários. Ganham um absurdo para fazer essas porcarias. Embolsam o valor quase todo da licitação.
air estao os resultados dos asfalto mais pode se dizer um verdadeiro asalto nas consciecia dos maranhenses asfalto sorrisal ou caganeira