Adriano Sarney: ‘se eleições fossem hoje, resultado seria diferente’

Por Adriano Sarney

Nas eleições de 2018, Flavio Dino obteve 59,29% dos votos e a oposição 40%, os outros 0,71% foram para o PSTU e PSOL. Neste artigo vamos examinar os votos conquistados pela oposição e apresentar os principais grupos que preferem não caminhar com o PCdoB no Maranhão. Vejo a oposição composta por duas correntes que se dividem em grupos: a corrente que apoiou Roseana Sarney em 2018 e a que pretende embarcar na onda Bolsonaro. Hoje o cenário ainda é confuso, mas deve começar a clarear até as eleições do ano que vem.

Dos mais de 1,3 milhão de votos recebidos pela oposição, 75% foram para Roseana, 20% para Maura Jorge e 5% para Roberto Rocha. Isso se traduziu em um fluxo de polarização entre Flavio (governo) e Roseana (oposição) em 2018. A exgovernadora mantém um forte recall eleitoral, trabalho prestado, carisma e amizade com forças políticas na capital e no interior. Tradicionalmente, ela tem a confiança sólida de 30% do eleitorado do Maranhão e de São Luís.

O partido da Roseana é o MDB, presidido no Maranhão pelo ex-senador João Alberto. O PV, do qual sou presidente estadual, sempre caminhou com a ex-governadora, fazemos oposição ao governo estadual e pretendemos lançar candidatos a prefeito em várias cidades de nosso estado com a bandeira da renovação política e do incentivo à geração de emprego e renda. Inclusive o PV indicou meu nome como pré-candidato a prefeito de São Luis. O PSD do jovem deputado federal Edilázio Junior também deu sustentação à Roseana. Edilázio vem se destacando em Brasília e organizando seu partido a nível estadual. Essa corrente ainda prevalece como a principal força da oposição e que, caso não lance candidato para as próximas eleições estaduais, pode ser o fiel da balança.

Por outro lado, vimos um tímido movimento da onda Bolsonaro em nosso estado em 2018, ele ganhou em duas grandes cidades: Imperatriz e Açailândia. Nesses colégios eleitorais, Maura Jorge, candidata do partido do presidente, o PSL, conseguiu performar melhor que Roseana em Imperatriz e ficou bem próxima da ex-governadora em Açailândia. Em Açailândia, a soma dos votos das opositoras foi superior ao do governador, demonstrando assim a coerência de quem vota em Bolsonaro não escolhe candidatos comunistas. No entanto, curiosamente, Flavio levou os votos dos eleitores de Bolsonaro em Imperatriz e ganhou da oposição. Soma-se à incógnita da capacidade de transferência de votos de Bolsonaro, a forte influência do lulismo no Maranhão. Fatos que podem mudar de acordo com a atuação do governo federal e de seus aliados.

Na corrente ligada à Bolsonaro, temos também seus grupos. O senador Roberto Rocha se aproximou do presidente, assim como a atual superintendente da FUNASA, Maura Jorge. O partido de Bolsonaro, o PSL, é presidido pelo vereador Chico Carvalho. Por sua vez, o superintendente da SPU, Coronel Monteiro, tem uma boa relação com o presidente e o vicepresidente Mourão. Ele também é uma referencia da direita maranhense. Já o médico Allan Garcês atua na oposição e trabalha no Ministério da Saúde.

Com o governo estadual desgastado e quebrado financeiramente, acredito que se as eleições fossem hoje, o resultado seria diferente. Surge, mais uma vez, para a população a chance de pavimentar o caminho para a alternância do modelo de gestão que hoje predomina.

A articulação dos grupos de oposição das duas correntes citadas acima é um fator essencial para viabilizar uma opção melhor para o maranhense. As eleições de 2020 é um portador de futuro para 2022, quer a oposição resgate a pujança do Maranhão produtivo ou as forças que estão no poder continuem a desmontá-lo.


11 pensou em “Adriano Sarney: ‘se eleições fossem hoje, resultado seria diferente’

  1. Se eleições fossem hoje, considerando o atrelamento das prefeituras com o Governo do Estado, haveria grandes chances de Flávio Dino ser Eleito , sem o meu voto é claro. Já Adriano Sarney, muito provavelmente NÃO SERIA eleito à Deputado ( estadual ou federal). CERTEZA MESMO é que Bolsonaro NEM MESMO ao segundo turno chegaria, aliás, felizmente o surto de diarréia mental que acometeu o povo brasileiro e elegeu esse dejeto , foi debelado., muito embora ainda exista uma parte do gado rasteiro descerebrado pastando em pastos contaminados , que continuam com suas micro caixas cranianas preenchidas com o bolo fecal ainda liquefeito.

    • O seu ódio com certeza é maior do que a do que a sua visão política, ainda por cima vem falar coisas que não fazem sentido. Adriano Sarney foi reeleito com mais votos ainda do que ele teve em 2014. Não sabes o que fala. Tenho visto o trabalho dele, e ele é um Deputado realmente de boas ideias e bons projetos.

    • Flávio Dino já não vive mais em lua de mel com os maranhenses. Depois de 3 aumentos de impostos, de favorecer o aumento do desemprego no Maranhão, quebrar o estado, que hoje todo mundo já sabe o rombo nas contas públicas, ele seria era escurraçado! Isso sim! #ForaDino

  2. Adriano fez uma análise perfeita. E diferente dos comentários acima os maranhenses estão atentos e ele levaria uma surra. O povo está sofrendo na pele o Maranhão quebrado financeiramente, com empresas fechando as portas pela alta carga tributária, aumento do desemprego, saúde aos frangalhos, estradas deterioradas, servidores desestimulados… Enfim tudo diferente da grande mudança prometida.

  3. Deputado, o senhor me representa. Continue sendo essa voz em nossa defesa e terá sempre o apoio do povo que está sendo massacrado por esse governo que enganou a todos. Siga em frente!

  4. Um dos poucos políticos que tem a minha admiração: ADRIANO SARNEY. Tem coerência, posição e coragem. São Luis tem uma grande oportunidade de ter um prefeito preparado e com disposição pra fazer aquilo que o povo realmente quer. Eu tô com ele!

  5. Parabéns ao Deputado Adriano pelo belo artigo. Esclarecedor. É um raio-x sobre o momento atual da oposição aqui no Maranhão. E parabéns pela sua pré-candidatura e pelo trabalho que tem feito como deputado. Você sendo candidato a prefeito, tem meu voto, porque está merecendo! Parabéns mesmo!

  6. Uma bela análise da oposição do Maranhão neste atual momento. Tenho visto a sua luta como líder da oposição na Assembléia Legislativa e tenho reconhecido como um trabalho realmente sério, procurando ouvir as pessoas, ir para o combate realista e mostrando as mazelas que ainda assolam o nosso Maranhão. Parabéns pela transparência. 👍👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *