SES emite nota sobre liminar para entrega de medicamento a criança

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nota oficial após apelo da mãe do pequeno Carlos Eduardo, no Instagram, para que o Governo do Maranhão forneça um medicamento usado para o tratamento de amiotrofia muscular espinhal (saiba mais).

Leia abaixo a íntegra do comunicado.

Nota oficial

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, desde o ano passado, repassou ao Ministério da Saúde a relação de pacientes com atrofia muscular espinhal, que abriram protocolo na Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME), para que o Governo Federal encaminhe o medicamento.

Em resposta ao pedido, de acordo com o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, o medicamento chegará no Maranhão até 30 de janeiro.

Deste modo, é importante ressaltar que em nenhum momento houve negligência da Secretaria para com o estado de saúde do pequeno Carlos Eduardo.

Todas as medidas que cabem à SES foram tomadas, desde a compra e fornecimento de insumos e outros materiais até somando ações junto ao Ministério da Saúde para que o fornecimento do medicamento ocorra o mais rápido possível.

Vale esclarecer, também, conforme estabelecido na Portaria GM/MS nº 24/2019, o Ministério da Saúde incorporou o medicamento nusinersena (spinraaza) para fornecimento gratuito pelo SUS, mas manteve a responsabilidade para aquisição e fornecimento centralizada pelo Governo Federal.