É FAKE! Paciente em SLZ não foi diagnosticado com novo coronavírus

É fake a notícia espalhada em blogs e grupos de WhatsApp dando conta de que uma criança tria sido diagnosticada com o novo coronavírus em São Luís, ainda em dezembro do ano passado.

Segundo o relato falso, a paciente teria apresentado um quadro de desconforto respiratório no dia 2 de dezembro, com alta da UTI do Hospital São Domingos no dia 23 do mesmo mês.

A confusão se deu por conta do nome do vírus.

O novo agente do coronavírus, que tem matado centenas de pessoas na China e já se espalha por outros países, é o nCoV-2019. Ele foi descoberto apenas em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados em território chinês, não no Brasil.

No São Domingos, de acordo com documento que acompanha a mensagem falsa, está claro: a criança em questão ficou internada “com quadro de pneumonia viral (Coronavírus OC43 e Parainfluenza 3)”.

O coronavírus OC43 é um dos tipos mais comuns do vírus, que foi descoberto em meados de 1960.

“Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1”, diz o Ministério da Saúde (veja aqui).

Portanto, não compartilhe a falsa notícia…