MA trouxe respiradores da China pela Etiópia para driblar governo federal

Depois de ter sido atravessado por Alemanha, Estados Unidos e governo federal, Maranh!ao montou verdadeira operação de guerra

Para conseguir transportar 107 respiradores e 200 mil máscaras da China, o governo do Maranhão precisou montar o que tem chamado de uma operação de guerra com o envolvimento de 30 pessoas e custo de R$ 6 milhões. A logística foi traçada depois de terem reservado respiradores algumas vezes e serem atravessados por Alemanha, EUA e pelo próprio governo federal.

Em março, a gestão Flávio Dino (PC do B) reservou a compra de um lote de respiradores de uma fábrica de Santa Catarina, mas viu o governo federal bloquear a transação e distribuir os equipamentos segundo seus critérios.

Na sequência, reservou 150 respiradores na China, mas a Alemanha passou na frente, pagou mais e levou o pacote. Pouco depois, a situação se repetiria, com os norte-americanos interferindo na negociação. No começo do mês, situação similar aconteceu com o governo baiano.

Rota

Com a ajuda de uma importadora maranhense, o governo estadual passou a negociar com uma empresa de Guangzhou, que enviou os respiradores para a Etiópia, com o objetivo de escapar do radar da Europa e dos EUA.

O secretário estadual Simplício Araújo, de Indústria e Comércio, que coordenou a empreitada, diz que o cargueiro que saiu da China e aterrissou em São Paulo teve o frete pago pela mineradora Vale.

Ao chegar a São Paulo, a mercadoria foi colocada em avião fretado da Azul e mandada para o Maranhão, para só lá ser desembaraçada na Receita.

Urgência

A liberação na alfândega não foi feita em SP para evitar que o governo federal retivesse os respiradores, como tem acontecido. A operação durou 20 dias, os equipamentos desembarcaram em São Luís na terça -feira (14).

“Se não fizéssemos dessa forma, demoraríamos três meses para conseguir essa quantidade de respiradores. Assim que os equipamentos chegaram já os conectamos para ampliar a nossa oferta de leitos de UTI”, diz Araújo.

Atualmente, diz, 60% dos leitos de UTI do estado estão ocupados, e há 630 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. “Se o aumento do número de casos continuar nesse ritmo, na semana que vem estaremos estrangulados”, prevê o secretário.

Coluna Painel, da Folha de S. Paulo


16 pensou em “MA trouxe respiradores da China pela Etiópia para driblar governo federal

  1. Gilberto, isto não é verdade.
    Toda importação é rastreado desde a sua origem. Esta carga pode ter passado por 50 países, mas a Receita Federal sabe da ORIGEM.
    O governo federal, se quisesse, poderia ter coletado assim que chegasse a SP.
    Portanto, trata-se de uma grande mentira do governo estadual.

  2. Quer dizer que o MARGINAL MILICIANO está confiscado equipamentos médicos?
    Ele dá uma Cloroquina e um CIBAZOL para cada habitante do Estado do Maranhão e CONFISCA os respiradores???????
    O QUE REALMENTE SALVA VIDAS SÃO OS RESPIRADORES que garantem o oxigênio aos pacientes das UTIS. Sem os respiradores, praticamente 100% dos pacientes de UTIS irão à óbito.
    É a GADAIADA solta o grito de guerra dos GADOSMILICIANOS : MU…….MU………MU……..MU……..MUUUUUUUUUUUU…

    • Pericleta, se a senhora fosse presidente da república faria a mesma coisa. Direcionar para lugares onde as UTI estão compromeditas. É decissão em tempos de guerra e é muito para sua cabecinha de petista. Pare de ser debochada e burra, está igual ao buchudo do desgovernador.

      • Corre, corre e dá descarga. Esvazia toda a merda da tua nano caixa craniana.
        Aproveita e brada teu grito de guerra: MU…..MUUUUUU…….MU….MU..MU………………..MU…

  3. Não entendo!!! Se é uma estratégia logística promissora, porque divulgá-la???? Agora ficará mais complicado caso o governo precise de nova compra.

  4. Pingback: 107 respiradores comprados da China foram doados por empresários ao MA - Gilberto Léda

  5. Com certeza nao foi ideia do desgovernador e do desecretario. Ambos so sabem tramoias politicas. Isso e coisa de empresario 171, cheio de enrolada. So que o motivo e nobre. Espero que nao de problema no futuro. Tambem nao sei se tem algum crime nisso. E que deem credito aos mesmos. O dinheiro nao e do governo.

  6. Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados - Gilberto Léda

  7. Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados – Coelho News

  8. Pingback: Membros do Governo Dino ‘acusam golpe’: Carlos Lula e Simplício Araújo poderão ser processados – Blog Natanael Everton

  9. Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados – Mara News

Os comentários estão fechados.