Depois de ter sido atravessado por Alemanha, Estados Unidos e governo federal, Maranh!ao montou verdadeira operação de guerra

Para conseguir transportar 107 respiradores e 200 mil máscaras da China, o governo do Maranhão precisou montar o que tem chamado de uma operação de guerra com o envolvimento de 30 pessoas e custo de R$ 6 milhões. A logística foi traçada depois de terem reservado respiradores algumas vezes e serem atravessados por Alemanha, EUA e pelo próprio governo federal.
Em março, a gestão Flávio Dino (PC do B) reservou a compra de um lote de respiradores de uma fábrica de Santa Catarina, mas viu o governo federal bloquear a transação e distribuir os equipamentos segundo seus critérios.
Na sequência, reservou 150 respiradores na China, mas a Alemanha passou na frente, pagou mais e levou o pacote. Pouco depois, a situação se repetiria, com os norte-americanos interferindo na negociação. No começo do mês, situação similar aconteceu com o governo baiano.
Rota
Com a ajuda de uma importadora maranhense, o governo estadual passou a negociar com uma empresa de Guangzhou, que enviou os respiradores para a Etiópia, com o objetivo de escapar do radar da Europa e dos EUA.
O secretário estadual Simplício Araújo, de Indústria e Comércio, que coordenou a empreitada, diz que o cargueiro que saiu da China e aterrissou em São Paulo teve o frete pago pela mineradora Vale.
Ao chegar a São Paulo, a mercadoria foi colocada em avião fretado da Azul e mandada para o Maranhão, para só lá ser desembaraçada na Receita.
Urgência
A liberação na alfândega não foi feita em SP para evitar que o governo federal retivesse os respiradores, como tem acontecido. A operação durou 20 dias, os equipamentos desembarcaram em São Luís na terça -feira (14).
“Se não fizéssemos dessa forma, demoraríamos três meses para conseguir essa quantidade de respiradores. Assim que os equipamentos chegaram já os conectamos para ampliar a nossa oferta de leitos de UTI”, diz Araújo.
Atualmente, diz, 60% dos leitos de UTI do estado estão ocupados, e há 630 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. “Se o aumento do número de casos continuar nesse ritmo, na semana que vem estaremos estrangulados”, prevê o secretário.
Coluna Painel, da Folha de S. Paulo
Tudo mentira…
Governo Federal que enviou..
Conhecrrei a verdade e a verdade vos libertará…
E a merda na cabeca, continua aumentando de volume????
Esse é novo, cargueiro aterrissar no porto.
Gilberto, isto não é verdade.
Toda importação é rastreado desde a sua origem. Esta carga pode ter passado por 50 países, mas a Receita Federal sabe da ORIGEM.
O governo federal, se quisesse, poderia ter coletado assim que chegasse a SP.
Portanto, trata-se de uma grande mentira do governo estadual.
Entregaram o modus operantis dos contrabandos que chegam ao MA.
Quer dizer que o MARGINAL MILICIANO está confiscado equipamentos médicos?
Ele dá uma Cloroquina e um CIBAZOL para cada habitante do Estado do Maranhão e CONFISCA os respiradores???????
O QUE REALMENTE SALVA VIDAS SÃO OS RESPIRADORES que garantem o oxigênio aos pacientes das UTIS. Sem os respiradores, praticamente 100% dos pacientes de UTIS irão à óbito.
É a GADAIADA solta o grito de guerra dos GADOSMILICIANOS : MU…….MU………MU……..MU……..MUUUUUUUUUUUU…
Pericleta, se a senhora fosse presidente da república faria a mesma coisa. Direcionar para lugares onde as UTI estão compromeditas. É decissão em tempos de guerra e é muito para sua cabecinha de petista. Pare de ser debochada e burra, está igual ao buchudo do desgovernador.
Corre, corre e dá descarga. Esvazia toda a merda da tua nano caixa craniana.
Aproveita e brada teu grito de guerra: MU…..MUUUUUU…….MU….MU..MU………………..MU…
Não entendo!!! Se é uma estratégia logística promissora, porque divulgá-la???? Agora ficará mais complicado caso o governo precise de nova compra.
Pingback: 107 respiradores comprados da China foram doados por empresários ao MA - Gilberto Léda
Com certeza nao foi ideia do desgovernador e do desecretario. Ambos so sabem tramoias politicas. Isso e coisa de empresario 171, cheio de enrolada. So que o motivo e nobre. Espero que nao de problema no futuro. Tambem nao sei se tem algum crime nisso. E que deem credito aos mesmos. O dinheiro nao e do governo.
Contrabando? Valha!
Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados - Gilberto Léda
Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados – Coelho News
Pingback: Membros do Governo Dino ‘acusam golpe’: Carlos Lula e Simplício Araújo poderão ser processados – Blog Natanael Everton
Pingback: Receita condena transporte ilegal de respiradores ao MA; envolvidos serão processados – Mara News