Flávio Dino: MA salva 1,5 mil a cada duas semanas com prevenção

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou na noite de quarta-feira, durante entrevista ao canal do Jornalistas Livres no YouTube, que pelo menos 1,5 mil pessoas deixam de morrer a cada duas semanas em virtude das ações de isolamento adotadas no estado como medidas não farmacológicas contra a expansão do novo coronavírus (Covid-19).

O comunista citou um estudo do professor Paulo Silva, maranhense que leciona no Departamento de Matemática da Unicamp, que aponta para esses dados.

“Há, também, um maranhense que é professor da Unicamp, chama Paulo [Silva], que é do Departamento de Matemática, [que] fez um estudo muito interessante, mostrando que, em 14 dias, as medidas preventivas, no caso do Maranhão, poupam 1,5 mil vidas. 1,5 mil pessoas deixam de morrer exatamente em razão da prevenção”, declarou o governador.

Segundo Dino, posicionamentos contrários ao isolamento e distanciamento sociais têm caráter mais ideológico que científico.

“Estranho é que há pessoas que, por motivos ideológicos, às vezes por belicismo, por falta mesmo de bom senso, acham que as medidas preventivas são dispensáveis, quando os indicadores mostram exatamente o contrário. Eu tenho estudos de professores aqui da Universidade Federal do Maranhão”, relatou.

O governador do Maranhão também comentou o resultado do bloqueio (lockdown) total na Região Metropolitana de São Luís, em vigor desde o dia 5 de maio. Para ele, mesmo sem maior rigor na fiscalização, ou de punição de eventuais desrespeitos ao decreto estadual, a adesão da população foi satisfatória.

“Saldo é positivo na medida em que houve uma alta adesão social. Não integral, naturalmente, porque é muito difícil obter uma adesão de 100%, até porque há as condições sociais de vida do povo, que também complicam: submoradia, palafita, favela, tudo isso são obstáculos concretos. Não é uma questão de a pessoa querer, ou não. É que é muito difícil, em razão da desigualdade social brutal que o Brasil tem. Então, você não pode encarcerar todo mundo. Eu era cobrado por isso, paradoxalmente. Havia vozes aqui, que são contra o governo, e que achavam que eu tinha que sair prendendo todo mundo no meio da rua”, completou.

12 pensou em “Flávio Dino: MA salva 1,5 mil a cada duas semanas com prevenção

  1. Canalha mentiroso.
    Esse marginal tá é matando o povo, escondendo a medicação, deixando o povo morrer à míngua.
    Ele não está preocupado em salvar vidas, ele que números, mortes.
    Há dois meses o povo do Maranhão só morre de Covid-19.
    Coração, Câncer, Infarto, Dengue, Zika e outras, já foram canceladas da lista de óbitos.
    Esse governo foi a pior desgraça que o estado já teve.

  2. Governador frouxo. porque não instituiu o Lockdown?!?! Será que vai ter culhão pra prorrogar?!?!?!
    Vamos aguardar.
    GOVERNADOR DITADINO. FAÇA MAIS TESTES. FAÇA MAIS TESTES.

  3. Apresentando “estudos” sem dados para mostrar uma utopia quando na verdade e uma distopia. Isolamento so amenizou parte da desgraceira da falta de investimento na saude e outros mais, na verdade foi um fracasso pois ainda quebrou a economia. A curva logaritmica nao para de subir e estao completamente perdidos.

  4. GOVERNADOR, se V.Excia quer salvar mais vidas, PARE DE USAR CLOROQUINA nos hospitais pra tratamento do covid-19. Suspenda imediatamente, existem outros medicamentos para se usar com a Azitromicina, como a ivermectina. Parte do índice de mortes está ligado a cloroquina que não demonstrou ser eficaz contra o vírus, mas que já foi comprovado ter alta letalidade pela dosagem elevada aplicada entre os pacientes dessa doença, principalmente causando paradas cardíacas. Olhe o exemplo de Manaus!

  5. Agora esses porras todos tem números de qntas vidas salvaram…bando de mentirosos, Hipócritas.

  6. O cara não foi capaz de pesquisar o que deu certo nos outros países, não criou um leito no maranhão, que já não tinha, não distribuiu remédio, em fim, não fez nada que precisava fazer e faz tudo que não precisa e ainda faz campanha contra um dos poucos remédios que funciona.
    Quem não pegar agora vai pegar depois e não vai ter leito do mesmo jeito!
    Agora vem dizer que ta salvando vidas, demagogo do inferno!

  7. Não importa a maneira com que um louco lida com o caos, pra satisfazer o ego, sempre inferior, ele mente inventa e acha que agora é uma estrela. Larga de pagar pra aparecer na mídia nacional e procura pessoas capacitadas pra que o Maranhão saia da crise. No caminhar da história os sociopatas sempre tem o mesmo comportamento devastador. Vai trabalhar FD….

  8. Eu sinceramente não sabia que o governador era um acadêmico da área da saúde.
    Pois, até o momento não foi apresentado nenhum estudo técnico cientifico no
    tocante da pasta da secretaria de saúde do estado. Diga-se de passagem o chefe da pasta da saúde não tem nenhuma afinidade técnica com a mesma.

  9. Mais uma “gogozada” desse incomperente. Nada mais que isso.
    Entrega o cargo a quem queira efetivamente trabalhar, inútil.

Os comentários estão fechados.