Antifascistas de SLZ negam intenção de depredar patrimônio

O grupo autodenominado “Frente Antifascista SLZ” emitiu há pouco uma nota para rebater o conteúdo das conversas obtidas pelo Blog do Gilberto Léda dando conta de que integrantes planejavam depredar patrimônio privado em São Luís durante protesto.

Apesar de haver, no material divulgado pelo blog, claras menções à utilização de coquetéis molotov, e a ataques a bancos, escola, restaurantes e shopping, o comunicado dos manifestantes diz que em nenhum momento se chegou a cogitar isso e que essas menções trataram-se apenas de “falas individuais”.

Leia abaixo a nota da “Frente Antifascista Slz”

Nesse final de semana, várias pessoas nas redes sociais se juntaram no grupo de whatsapp “Frente antifascista Slz”, reunindo estudantes, professores, advogados, militantes de movimentos sociais como resposta às recentes manifestações do fascismo, especialmente o “300 pelo Brasil”, em frente ao STF.
Todas e todos nós nos unimos por um valor em comum: a defesa da democracia contra as investidas autoritárias do governo federal e seus apoiadores.
Qual não foi nossa surpresa ao ler a postagem “Antifas planejam depredação de bancos, escola e restaurantes em SLZ” no blog do Gilberto Léda.
Em primeiro lugar, não temos qualquer conexão com a o grupo “Antifas”, como afirmado pelo blog. Somos um grupo espontâneo de pessoas que, usando de seus direitos constitucionais de associação e livre expressão, querem se manifestar politicamente em defesa dos direitos humanos, da democracia.
Em segundo, não é verdadeira a afirmação de que o nome apontado pela publicação é o organizador, líder do grupo. Ele é apenas uma das pessoas que ajudam na mobilização do grupo, como tantos outros porque o movimento é horizontal, não tem uma chefia. As ideias foram sendo expostas democraticamente.
Em terceiro, é delirante, fantasioso e, óbvio, puro sensacionalismo qualquer acusação de que o grupo foi organizado com o fim de depredar patrimônio privado. Não se decidiu sequer realizar um ato presencial. Os prints da matéria tomam falas individuais como se fossem diretrizes de atuação do grupo, quando não passam disso: falas individuais. E tal se dá em grupos que reúnem cerca de 500 pessoas, como o próprio blog afirma, fica impossível ter o controle sobre absolutamente tudo o que se fala.
Diferente das carreatas bolsonaristas que perturbam até hospitais, caso fosse decidida a manifestação presencial, foi uma preocupação exposta no grupo por várias pessoas não fazer o ato em determinados locais para garantir o acesso e tranquilidade para hospitais públicos e privados, bem como respeitar as faixas garantindo a circulação de pedestres.
Em último, formou-se um grupo de advogados para pensar justamente em como se fazer uma manifestação política respeitando as medidas sanitárias do governo do estado (distância mínima de 2m de uma pessoa para outra, por exemplo), a própria decisão da Vara de interesses difusos e coletivos sobre manifestações com aglomeração e, ainda, garantindo a saúde dos próprios manifestantes. Que grupo se forma para supostamente depredar patrimônio público se preocupando com respeito à decisão judicial e decreto do governo, não atrapalhar faixa de pedestres e acesso aos hospitais?
No mais, estamos completamente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
São Luís, 1º de junho de 2020. “Frente antifascista Slz

14 pensou em “Antifascistas de SLZ negam intenção de depredar patrimônio

  1. Ótimo trabalho, Gilberto. Teu jornalismo evitou que as autoridades aleguem que foram pegas de surpresa caso este grupo organize uma manifestação violenta. Ademais, as polícias provavelmente já estão de olho nos integrantes do grupo (se já não estavam), o que tranquiliza os demais cidadãos.

  2. O que é que um BLOGUEIRO, descaradamente APOIADOR de um MILICIANO ASSASSINO LADRAO E VAGABUNDO É, senão um FASCISTA?

    • Já te disse e vou repetir: esse teu ódio ainda vai te provocar um câncer. Aqui, amigo, ele simplesmente bate e volta.
      Forte abraço

      • É isso mesmo GL. Tem um pessoal contra bolsonaro que tem um ódio cego, intenso e irracional. Odiar pelos motivos mais injustificados e sem fundamento. Esquecem que ódio é reflexivo, vai e volta. E não é só de pessoas, de instituições também, como parte da mídia como estadão que entrou em uma espiral insana e atiética de exigir o exame de bolsonaro e fez papel de idiota. Atos irracionais tem consequências não muito boas.
        A postura do presidente frente a este ódio todo me surpreende pela grandeza. Se fosse o buchudo daqui, já tinha processado meio mundo. É só o que sabe fazer.

    • Tu és um vagabundo, CANALHA, marginal esquerdopata…vcs não passam de vagabundos …tu és amigo da onça e do SATANÁS tbm !!!

      • Que nota mais esfarrapada, admitem que o incentivador do ódio e depredação do patrimônio privado, e se isentao de uma forma muito canalha, ora se vocês não repreenderam esse criminoso que tá fazendo apologia ao crime, vocês são criminosos iguais eles por cumplicidade, tem advogados tão s noção assim nesse grupo de vocês? Bando de retardados, quero ver a polícia lançando umas balas de borracha, gás e bomba no lombo desses vagabundos.

  3. Gilberto, só uma pergunta. Cadê a Polícia do comunista pra intimar essa galera pra conversar lá no bairro de Fátima como fizeram com o outro grupo?

  4. Como leitor do blog, aqui quero manifestar minha opinião sobre o essa notícia dizendo que: Todos tem o direito constitucional de se manifestar, na nota claramente é mostrado isso, seria bom, os organizadores ou os administradores do grupo em questão, apenas alertar aos demais acerca de condutas violentas eu não simpatizo com a ideologia do grupo, porém vocês tem direito sim de se manifestar observando claro, as normas no caso dessa pandemia e respeitando o direito dos outros, inclusive aqui fica um dica não só ao grupo em questão, mais para outros movimentos que pretendem fazer manifestações, procurem sempre fazer em data que não diferente, assim poderá ser respeitado o direito e manifestar e evitar qualquer tipo de violência em caso de ideologias opostas. Reafirmo por fim que apesar de não ser simpatizante do movimento, reitero que vocês possam se organizar e fazer a devida manifestação, sempre, sem violência ou depredação ao patrimônio publico ou privado.

  5. Bando de vagabundos e criminosos! Que a polícia, o batalhão de choque resolvam esse problema da maneira bem simples: na base do porrete e do cacetete no lombo desses cretinos.
    Alô Ministério Público!!!!

  6. Pingback: Após ameaças de vandalismo, Seic vai intimar antifascistas de SLZ - Blog do Minard

  7. Pingback: Seic vai intimar antifascistas de SLZ para esclarecimentos - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.