MA inicia hoje 2ª fase da flexibilização do comércio; saiba o que volta

Portaria publicada nesta sexta-feira (29) pela Casa Civil do Governo do Maranhão especificou os segmentos e atividades econômicas na lista dos estabelecimentos autorizados a funcionar no Estado a partir de 1º de junho. A medida faz parte da retomada gradual da economia, impactada pela pandemia de coronavírus.

Além disso, a portaria traz regras sanitárias gerais e específicas. Ou seja, os estabelecimentos comerciais, as indústrias e as empresas que estiverem autorizadas a funcionar no Maranhão terão de seguir dois tipos de medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus: as gerais e as específicas.

As regras gerais valem para todos, independentemente do tipo de atividade. As específicas valem para cada segmento, de acordo com o tipo de atividade que exercem.

O que pode funcionar

Entre as atividades que podem funcionar a partir de 1º de junho, estão clínicas médicas; dentistas; hotéis e pousadas; transporte coletivo; óticas; autoescolas; construção civil; salões de beleza ; comércio de móveis e variedades para o lar; supermercados e mercados; e serviços de informática e venda de celulares.

Também podem funcionar delivery e drive-thru de restaurante, bar e lanchonete; imobiliárias e escritórios; pequenas empresas exclusivamente familiares; postos de combustível e entrega e retirada de lavanderia; lojas de tecido, oficinas e loja de material de construção; bancos e coleta de lixo.

O que não pode funcionar

Entre os segmentos que continuam vetados, estão academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares e casas noturnas; restaurantes, bares e lanchonetes (com exceção de delivery e drive thru).

Também permanecem suspensas as visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus.

Órgãos públicos

A partir de 1º de junho, também está autorizada a retomada gradual do funcionamento dos órgãos e entidades do Governo do Maranhão. Essa regra vale para o Poder Executivo estadual e não abrange o Judiciário ou o Legislativo.

Vale a mesma regra para todos: o uso de máscara é obrigatório, deve haver revezamento entre os funcionários e distância mínima de dois metros entre eles.

O atendimento presencial ao público externo continua suspenso até o dia 7 de junho. No dia 8, está prevista a volta gradual do atendimento presencial. Até lá, os canais de atendimento são telefone e internet.

A lista completa das atividades pode ser acessada aqui.

2 pensou em “MA inicia hoje 2ª fase da flexibilização do comércio; saiba o que volta

  1. Meu amigo Gilberto Leda , pegando o gancho desta postagem bem no final “té lá, os canais de atendimento são telefone e internet” isso não funciona ,até verifica se me ajuda – .A CAEMA colocou um what shaap e uma semana se inicia , hoje 01/06 – ao dia 19/05 chegamos ao 10º dia ( 240 HORAS DE ESPERA ) sem nenhum retorno da CAEMA para resolver minha situação.Esta semana , mais precisamente no dia 05/06 vai vencer minha conta , ponto da minha reclamação(minha conta veio com aumento abusivo de 100% ,sendo que não tenho hidrômetro ,e pior faz 05 anos que a água não entra na minha casa somente puxando na bomba na porta da casa na Madre Deus) ,a minha é .Acredito que por mais que esteja lento o atendimento ,mas 10 dias (240 horas de espera em dia úteis ) , já é demais

Os comentários estão fechados.