Carlos Lula vai a Panzuello reclamar de operações do ‘Covidão’

Após governos estaduais serem alvos de operações policiais em virtude de suspeitas de desvios de recursos federais enviados para o combate à Covid-19, a primeira medida do novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) foi uma visita ao ministro interino Eduardo Pazuello. Em meio à reclamação de que motivações políticas contaminam investigações, Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, pediu salvaguardas ao trabalho dos secretários, relatando que alguns, com medo, estão deixando de assinar contratos para o combate ao coronavírus.

O encontro ocorreu na segunda, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Lula chegou ao comando do Conass para substituir Alberto Beltrame, do Pará, um dos alvos da Polícia Federal sob suspeita de desvios de verbas durante a pandemia.

Foram três os principais pedidos de Lula a Pazuello. Um deles foi a criação de uma câmara de conciliação com a participação de tribunais de contas e Ministério Público. “Ele [Pazuello] se mostrou bastante disposto e entendeu a questão. Quem fizer coisa errada tem de pagar. Mas quem for de bem, pode resolver o problema antes de virar um processo”, disse.

A segunda solicitação foi para agilizar um pregão eletrônico da compra de medicamentos para pacientes intubados. O governo federal topou concentrar os processos de aquisições. Antes, iria bancar 10% do valor total. Agora, segundo Lula, o ministério da Saúde deve arcar com 50% dos gastos.

Por último, o secretário do Maranhão pediu a Pazuello ajuda do Itamaraty para que os estados consigam resolver os problemas de compras de equipamentos e remédios para a Covid-19 no exterior. Segundo Lula, quase metade dos estados tiveram obstáculos. Um diplomata foi colocado à disposição.

4 pensou em “Carlos Lula vai a Panzuello reclamar de operações do ‘Covidão’

  1. SIM, O CHEFE DELE FALOU QUE NAO TEM MEDO DA PF E QUE PODE INVESTIGAR QUE NÃO VAI ENCONTRAR NADA DE ILÍCITO, ENTÃO PQ ESSE MEDO TODO, E ESSA DESCULPA QUE O SECRETARIO TA COM MEDO DE ASSINAR, HORA SE UM DOCUMENTO TA TODO CERTO SEM VICIO OU ILICITOS, O CARA NAO VAI TER MEDO DE ASSINAR. TEM QUE CONTINUAR FOI SO A PF SAIR NA RUA ATRAS DA GRANA PRATICAMENTE TODO PAIS JA ABRIU.

  2. Penso que estão querendo fazer das fraquezas as forças!!?? Ou tentando assinar atestado de seguro!!!??? Ou, então, quem supostamente será investigado tentando sugerir ações ao investigador!!!????? Rsrs

  3. Ao que tudo indica, foi pedir PPU ao ministro da Saúde pra tentar ver se encontra sabe lá alguma passividade nele ou alguma brecha pra gastar a dinheirama toda do Estado do Maranhão oriunda da União que está provavelmente estocada e ainda não foi gasta??? Se está com medo do Ministério da Saúde de Bolsonaro imaginem da CGU, TCU e da PGR!!!???

Os comentários estão fechados.