TRE-MA rejeita ação contra Flávio Dino por ‘farra de capelães’

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rejeitou, na tarde desta segunda-feira, 14, uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) proposta pela coligação “Maranhão quer Mais”, formada em 2018 para a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), contra o governador Flávio Dino (PCdoB) e diversos membros da atual gestão estadual pelo que se convencionou chamar de “farra dos capelães”.

A decisão foi unânime, após voto do relator da matéria, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Ao analisar a matéria, os membros da corte concordaram com argumento da defesa do governador Flávio Dino, de que o Maranhão está na vanguarda do país no que diz respeito aos serviços de capelania, com aproximadamente 50 capelães, e de que a assistência prestada a membros das corporações militares e a detentos fez reduzir a violência em presídios locais.

A análise do mérito do caso ocorreu após o próprio TRE-MA rejeitar pedido da coligação para que fossem ouvidos todos os capelães nomeados no governo Dino – são aproximadamente 50 – e excluir do pólo passivo da ação o senador Weverton Rocha (PDT).

No processo, o MDB e os partidos aliados na campanha de 2018 acusam o governador Flávio Dino de liderar um movimento de abuso de poder político e religioso, ao nomear líderes evangélicos como capelães da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), recebendo altos salários sem passar por concurso público.

Oficialmente, o Executivo alega que os nomeados cumprem função essencial à corporação, ao fornecer auxílio religioso a praças e oficiais. Para a coligação emedebista, Dino arregimentou um “curral eleitoral evangélico” ao proceder às nomeações. E aponta que muitos dos capelães são filiados a partidos políticos da base governista.

14 pensou em “TRE-MA rejeita ação contra Flávio Dino por ‘farra de capelães’

  1. Ate criança de 3 anos no Maranhão sabia que TRE decidiria dessa forma.

    Queremos saber é se quando Dino se afastar do Governo do Estado daqui a pouco mais de 1 ano pra concorrer a qualquer cargo eletivo se essa Corte decidirá sempre a favor dele?

  2. Para comparação , o gigante e rico estado de São Paulo tem somente um capelão. Essa maluquice de ter 50 capelões somente para Flávio Dino aliciar as igrejas protestantes. Dois picaretas, FD e esses pastores , ganhando salário de coronel sem necessidade, isso é um absurdo que deveria dar cassação. Mas de José Joaquim eu espero tudo!

  3. Kkkkkkkkk.
    O relator foi o desembargador […] governador da história.
    O resultado não poderia ser outro.

  4. caro Gilberto, é difícil essa turma do judiciário e ministério público ser contra esse governo, foram contemplados com 21%, portanto qualquer ação contra FD não vai dar em nada

  5. Decepção. Tribunal de Merda, como diria Saulo Ramos
    Agora é aguardar o julgamento recursal pelo TSE em Brasília.
    Justiça tardia. Tomara que não falhe.
    P.S.:
    Lembrei quando o Desembargador José Joaquim assumiu o Governo do Estado, por um fim de semana, face viagens combinadas do Gov. Dino, do Vice Governado e do Presidente da Assembléia Legislativa, indo direto para São João Batista, sua terra natal anunciar obras medidas governamentais, tal qual um Paes de Andrade chegando a Mombaça/Ceará no Jato Presidencial.

  6. Aqui mesmo neste blog em relação a matéria eu antecipei este resultado, se não vejamos: Antônio Vidal em 14 de dezembro de 2020 às 13:32 disse:
    Mais uma ação que será julgada pelo o “Zeloso” TRE que não vai da em absolutamente nada visto se tratar de mais uma barbaridade praticada pelo o intocável Flávio Dino, o que é lamentável em um estado em que esperarmos justiça e honradez dos nossos juízes
    “COMO ESPERAR QUE SE FAÇA JUSTIÇA COM UM TRIBUNAL VERGONHOSO DESTE?; E O QUE É PIOR É VER ESTES TAIS JUIZES SE ACHAREM OS PALADINOS DA JUSTIÇA, OU SEJA SÃO TODOS ALTAMENTE COMPROMETIDOS, É SÓ VERIFICAR TODAS AS AÇÕES CONTRA O TAL GOVERNADOR, TODAS FAVORAVEIS A ELE
    SINTO-ME TOTALMENTE ENVERGONHADO DA JUSTIÇA DO MEU ESTADO E DO MEU PAÍS, É MUITO TRISTE”
    E o que é pior me sinto mais triste ainda por ter perdido 05 (cinco) anos da minha vida estudando direito pra ter o desprazer de ver isso em vida.
    É SIMPLESMENTE REVOLTANTE!!!

Os comentários estão fechados.