Dino diz que reativará 132 leitos de UTI /Covid-19 nesta semana

O governador Flávio Dino (PCdoB), anunciou ontem (1º) que o Estado reativará nesta semana mais 132 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.

Em entrevista à TV Mirante, ele disse que os repasses federais para este fim cessaram-se em dezembro do ano passado e que, por isso, a Procuradoria-Geral do estado (PGE) entrou com ação no STF cobrando verba da União.

“Nesta semana vamos abrir mais 132 leitos e não é justo, não é correto e não é de acordo com a lei, que isso seja custeado exclusivamente pelo Governo do Estado como está sendo desde o mês de janeiro”, destacou.

O comunista acrescentou que a decisão do STF faz cumprir a lei, que estabelece “financiamento” tripartite da saúde pública no país.

“A lei tem que ser cumprida. A legislação do SUS exige o chamado financiamento tripartite. Infelizmente, o Ministério da Saúde repassou aquilo que lhe cabe legalmente somente até o mês de dezembro. Neste instante em que nós estamos conversando não há nenhum leito de UTI dedicado ao coronavírus, da rede estadual, que esteja recebendo os recursos que são devidos segundo a lei, daí termos ido ao Supremo porque isso é fundamental para garantir a qualidade e a continuidade da ampliação que nós estamos fazendo”, comentou.

________________Leia mais
Dino precisa reabrir 500 leitos para voltar ao panorama de junho de 2020
Flávio Dino e Carlos Lula divergem sobre medidas contra Covid-19


2 pensou em “Dino diz que reativará 132 leitos de UTI /Covid-19 nesta semana

  1. Governador!!!! decrete o Toque de Recolher noturno como já fez vários Estados pois,são nas baladas e festas clandestinas principalmente com a juventude que,o vírus se propaga.Por favor!!!

  2. Acho que a medida certa não é ativar mais leitos e sim tomar medidas de prevenção mais restritivas. Aplicar multas em pessoas que forem pegas sem máscaras nas ruas.
    Infelizmente o povo é muito teimoso. Vai ativar mais leitos e se não tomarem medidas mais sérias vão vão encher todos os leitos e vai dar o colapsosistema de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *