Lula poderia superar Bolsonaro em 2022, diz pesquisa

Agência Estado

Em pesquisa de opinião que mede o potencial de voto de dez possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2022, apenas o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva demonstra ter mais capital político que o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, destaca o Estadão.

No levantamento, feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope), 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).

Não se trata de levantamento que avalia um possível confronto entre Lula, Bolsonaro ou outros concorrentes. Enquanto uma pesquisa de intenção de voto mostra como está a corrida eleitoral, a de potencial busca medir o piso e o teto de aceitação de cada um dos possíveis candidatos. Há outro fator determinante no caso do petista: Lula está impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer em 2022, pois tem condenações penais proferidas por órgão colegiado. Seus advogados têm buscado anular as sentenças que envolvem imóveis em Guarujá e Atibaia, mas, em entrevistas recentes, ele negou a intenção de se candidatar.

Na pesquisa de potencial, em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir ao entrevistado que aponte seu preferido, o instituto cita o nome de cada possível concorrente e pergunta se o eleitor votaria nele com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece suficientemente para responder. A soma das duas primeiras respostas – “votaria com certeza” e “poderia votar” – é o potencial de votos.

Atrás de Lula e Bolsonaro no ranking de potencial de voto estão Sergio Moro (31%), Luciano Huck (28%), Fernando Haddad (27%), Ciro Gomes (25%), Marina Silva (21%), Luiz Henrique Mandetta (15%), João Doria (15%) e Guilherme Boulos (10%).

Todos esses – com exceção de Moro, cuja taxa de rejeição é de 50% – são descartados como opção de voto pela maioria absoluta do eleitorado. Empatados tecnicamente com os 56% de Bolsonaro no quesito “não votaria de jeito nenhum” estão Marina (59%), Huck (57%), Doria (57%), Ciro (53%) e Haddad (52%).

A pesquisa do Ipec também mostra em quais segmentos do eleitorado os candidatos têm mais apoio. Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos (53% de potencial de voto), moradores da região Sul (46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos (45%).

26 pensou em “Lula poderia superar Bolsonaro em 2022, diz pesquisa

    • Observe que essa “pesquisa” não é intensão de votos. É uma mandrakice, uma lorota manifesta, de “potencial de votos”. Sabe aquele cara, o Brochado da Rocha, que chega diante das “primas”. É “caído” manifesto, mas fazem uma pesquisa que indica que, se tem membro, tem “potencial”. Tendeu? O relógio só marca seis e meia, mas tem potencial pra marcar 15:30h

    • Kkkkkkk, se fosse o contrario, e um candidato de direita que tivesse sido condenado e impedido pela lei ficha limpa, essa noticia seria uma Fake NEWS. Mas da esquerda pode tudo! Até o papa passeia sem mascara em meio a multidão, só faltou o cavalo.

  1. Deus livre o Brasil desse ladrão de novo, um condenado, ex presidiário como presidente. Voto em qualquer um, menos nesse marginal.

  2. Se está pesquisa a gosto do freguês fosse verdadeira eu teria a mais absoluta certeza que brasileiro adora ter um LADRÃO de estimação pra chamar de seu LADRÃO favorito.
    É brincadeira!!!

  3. Pensa em uma lorota. Pensou? Multiplica por cinco. Multiplicou? É menor que essa lorota de medir “o potencial de votos”. Tem votos? Não, mas tem potencial pra arrumar. Foi por telefone? Épesquisa-capim: só o burro digere.

  4. Esquerdalhou de vez . Esse era o tipo de fake news que merece cadeia. Divulgar o maior assaltante da nação, condenado e inelegivel como candidato. Não acesso mais.

  5. Os blogueiros desmamados são capazes até de disseminar esse tipo de malandragem para enaltecer um ladrão julgado e condenado., tudo para voltar a corrupção que tanto lhes ajudou.
    Será se esses capachos da mídia ainda acham que o povo acredita em seus devaneios?

  6. Cara, onde e que tu arrumas TANTOS ABALFABETOS IMBECILIZADOS para tecerem ( ou seria VOMITAREM ? ) comentários ( ou seria MONTES DE MERDA????) no teu blogue??????
    Cara, coloca um filtro neste teu fétido blogue que impeça a publicação de votos de analfabetos.

  7. E QUEM ACREDITA NISSO? NEM O MOLUSCO LADRÃO. OU DO CONTRÁRIO BOTARIA A CARA NAS RUAS PARA RECEBER OS APLAUSOS DO POVO.

  8. O Gado ficou louco e partiu pra cima do blogueiro, o cara não colocou Lula no lugar do Bozo, só deu a notícia, eu não voto em nenhum, um é suspeito e o outro é doido, desumano e miliciano.

Os comentários estão fechados.