Com ônibus lotados na Ilha, deputado propõe diálogo entre Governo e prefeituras

Na manhã de hoje (13), o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de suas redes sociais, mostrou o problema da lotação dos ônibus na Ilha de São Luís. Preocupado com a situação, o parlamentar propôs diálogo entre as prefeituras da Grande Ilha e o governo do Estado, para que “As ações entre prefeitura e governo precisam ser coordenadas. Não adianta o governo estadual fechar escolas, bares e restaurantes enquanto a prefeitura permite que 70-80% da população se aglomere dessa maneira dentro dos ônibus”, disse o parlamentar.

O deputado, que também é médico, explicou que “estar de máscara e abrir janelas dos coletivos não resolve o problema de saúde de quem viaja esmagado no transporte público”. Ainda segundo o deputado, a aplicação de ações não coordenadas pode dificultar a luta contra a pandemia, necessitando ações eficientes de todos os lados.

O deputado ainda alertou que caso não sejam tomadas medidas eficientes, o lockdown poderá ser a única solução para a atual situação.

“Ou @flaviodino, @eduardobraide, @dr.julinho e @paulaazevedooficial sentam pra resolver esse problema de transporte público ou vamos infelizmente precisar ter lockdown por pelo menos uma semana por conta do fracasso do diálogo entre os chefes do Executivo daqui. É preciso que cada um cumpra o papel para o qual foi eleito. Já passou da hora”, concluiu.

Dados da covid-19

A ocupação de leitos na Ilha ainda preocupa. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Grande Ilha tem 95,74% dos leitos de UTI ocupados e 83,40% de ocupação dos leitos clínicos. Seguindo a tendência dos últimos 15 dias, espera-se que os leitos livres se esgotem e não consiga mais atender novos pacientes.