Lula será julgado por tribunal que tem maranhense como membro

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22) enviar os processos aos quais responde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Com isso, a segunda instância para os casos do petista passa a ser o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de perfil garantista, e que tem como um dos seus membros o maranhense Ney Bello Filho.

O Supremo retomou nesta quinta o julgamento de recursos sobre a decisão individual de 8 de março do ministro Edson Fachin que anulou as condenações de Lula na Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. Na decisão, Fachin considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Lava Jato relacionados à Petrobras, não era a instância competente para julgar Lula — para o ministro, as acusações ao ex-presidente não tinham relação direta com a Petrobras.

Na retomada do julgamento, os ministros decidiram se os processos ficariam na Justiça Federal do Distrito Federal, como entendeu Fachin, ou se iriam para São Paulo, como sugeriu o ministro Alexandre de Moraes — por ser o local, segundo interpretação do ministro, onde supostamente teriam ocorrido os crimes dos quais Lula foi acusado.

Seis ministros (Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes) entenderam que, com a anulação das condenações, o destinatário dos processos é a Justiça Federal do Distrito Federal. Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes defenderam o envio para a Justiça Federal de São Paulo. Para Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, as ações deveriam permanecer em Curitiba.

Na semana passada, o plenário rejeitou recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente.

Rejeitado o recurso, as anulações das condenações estão mantidas, e Lula permanecerá elegível.

Com informações do Globo.com

6 pensou em “Lula será julgado por tribunal que tem maranhense como membro

  1. Não é uma boa notícia para nós maranhenses porque esse aí é pelo Papudo até debaixo d’água. Falam que é […] em Brasília? Rapá, e tem isso?

  2. Esses bando de comunistas e petistas estão doido para Bolsonaro chutar o pau da barraca. Se fosse eu já tinha chutado há muito tempo. ART. 142 CF.

      • Ah….é a Maria Couto??????
        Filha da Raimundinha do Ze Viccente????
        Aquela Balzaqueana, rabuda futriquenta que adora uns agarroes as escondidas???????
        Já futriquei muito com a Sra. FALCOA….

  3. Ney Belo é ligado diretamente a Flávio Dino.
    Quem dúvida que ele vai inocentar o barbudo ?
    Só no Brasil que o Juiz é culpado e o bandido inocente.

  4. A tão sonhada vaguinha no stf que ney bello sempre quis se tornando real. Assim nasce um gilmar mendes, lewandowski etc.
    A vitoria é tao certa para os ptralhas que já estão distribuindo cargos.

Os comentários estão fechados.