Bolsonaro: se Congresso aprovar, eleição só ocorrerá com voto impresso

CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou, nesta quinta-feira (6), a fala do ministro Luís Roberto Barroso sobre a implementação do voto impresso no Brasil. Barroso disse que o método de eleição criaria “o caos” e Bolsonaro rebateu dizendo que, se promulgado, a “eleição de 2022 terá voto impresso e ponto final”.

Durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, o presidente leu a notícia em que Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fala que o voto impresso criaria o “caos”.

“Nós vamos criar o caos em um sistema que funciona muitíssimo bem”, disse Barroso nesta quarta-feira (5) em entrevista à GloboNews.

Em resposta, Bolsonaro atacou o ministro do STF e TSE. “Eu acho que ele [Barroso] é o dono do mundo, o Barroso, só pode ser, o homem da verdade absoluta, não pode ser contestado. Ninguém mais aceita o voto que tá aí, como vai dizer que esse voto é preciso, legal, é justo?”. 

Com críticas incisivas ao sistema de votação impressa, o presidente afirmou que se em 2022 não houver voto impresso, não haverá eleição. 

“Se o Parlamento brasileiro, por maioria qualificada, por 3/5 da Câmara e no Senado, aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022 e ponto final. Vou nem falar mais nada, vai ter voto impresso. Porque se não tiver voto impresso é sinal de que não vai ter eleição, acho que o recado tá dado. Não sou dono da verdade, mas eu respeito o Parlamento brasileiro assim como eu respeito o artigo quinto da Constituição”, disse. 

Bolsonaro defendeu que, ao ser favorável ao voto impresso, é também favorável à democracia. 

“Quem acha que não tem fraude, porque está com medo do voto impresso? Quem quer uma democracia e quer que o voto valha de verdade, tem que ser favorável. Parabéns a Bia Kicis, autora do projeto e ao Arthur Lira. Quem for contra, ou acredita em Papai Noel ou tá do lado do Barroso, ou sabe que pode ter fraude e acha que irá se beneficiar”, afirmou o presidente.

6 pensou em “Bolsonaro: se Congresso aprovar, eleição só ocorrerá com voto impresso

  1. Anula a última eleição, o sistema não era confiável, doido, miliciano, só grita, governar nada. O recado tá dado, ele vai passar o mandato esbravejando e afundando o país.

    • Ele próprio está querendo legitimar sua possível sucessão com um sistema mais seguro por meio do voto impresso. Nisso não há o que criticar, quem fala mal por falar, isso sim é ser gado.

      • Não vejo nenhum problema com a adoção do voto impresso.
        Desde que a urna eletrônica foi implantada pela justiça eleitoral, nunca tivemos impugnações dos resultados da eleições no Brasil a fora, exatamente porque o sistema é seguro.
        Por exemplo, nas últimas eleições municipais, em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, nas eleições para prefeitos, deu empate. Não houve impugnações, tão pouco foram contestados tais resultados, coube ao juiz eleitoral das respectivas zonas proclamar vencedores os candidatos mais idosos, como determina a lei.
        Por outro lado, se o parlamento decidir que as próximas eleições, o voto deverá ser impresso, não vejo dificuldade para que seja implantado, até porque as urnas eletrônicas já possuem impressoras, daí porque devem ser programadas para tal finalidade.
        O voto impresso não ficará com o eleitor, e sim depositado sob a responsabilidade da justiça eleitoral, para se for o caso, servir de auditagem.
        É muito barulho por nada.

        Gilberto de Moura Lima.

  2. Bolsonaro tomou em fim uma atitude de homem, agora ele manda recado para o STF. Parabéns ao capitão. Teremos eleições com o voto impresso ou não teremos eleições. Falou,tá falado.

Os comentários estão fechados.