Governo do MA retira do ar matéria sobre ‘kit cloroquina’

O Governo do Maranhão decidiu retirar do ar uma matéria do dia 17 de maio de 2020 em que anunciava a oferta de cloroquina para tratamento de pacientes com sintomas leves de Covid-19.

O caso foi descoberto pelo Blog do Gilberto Léda ao tentar checar informação do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre o assunto.

Na manhã de ontem, 20, o comunista reagiu nas redes a um vídeo apresentado na CPI da Pandemia pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), em que ele aparecia falando sobre o tratamento (reveja).

No Twitter, Dino afirmou que o vídeo foi manipulado e divulgou um documento do dia 18 de maio de 2020, com um parecer não recomendando o uso do tratamento.

Ocorre que um dia antes, no dia 17, o Governo do Maranhão já divulgava a oferta do “kit cloroquina” a pacientes da rede estadual de saúde. Foi essa a matéria retirada do ar (tente ver aqui, ou abaixo).

O blog, no entanto, conseguiu recuperar o conteúdo, que pode ser visto aqui.

Ou seja: na verdade, naquela época, o que o Governo do Maranhão fez foi ignorar – mesmo que por pouco tempo – um parecer de infectologistas contrário ao tratamento da Covid-19 com hidroxicloroquina.

No dia 20 de maio, por exemplo – dois dias após a emissão do documento apresentado por ele no Twitter -, Dino ainda dava entrevista à CNN confirmando que o protocolo com hidroxicloroquina era adotado no Maranhão.

“Não altera rigorosamente nada, porque a cloroquina e outros medicamentos já são usados há bastante tempo há critério médico. Neste momento que estamos conversando há milhares de pacientes no Maranhão recebendo cloroquina. Fica a critério médico”, disse (veja).

Seria mais honesto admitir isso, e contextualizar o assunto.

Retirar matéria oficial do ar é, para dizer o mínimo, falta de transparência e de honestidade com o debate.

16 pensou em “Governo do MA retira do ar matéria sobre ‘kit cloroquina’

  1. KKKK, DINÓQUIO SORVETAO VAI TER QUE ASSUMIR QUE É GENOCIDA OU RETIRAR A ACUSAÇÃO DE QUE BOLSONARO É.
    EITA SORVETAO @

  2. Esse procedimento covarde é típico dos comunistas. Não vote em Flávio Dino para senador. Vamos boicotar esse desejo desse comunista. Basta de levar o Maranhão para os piores índices sociais da nossa história. Chega de mentiras e promessas mirabolantes e não cumpridas.

  3. Pra quem assistiu à sessão de ontem da CPI, certamente se envergonho de novo com a péssima intromissão da senadora Elisiane, aos gritos, defendendo o seu padrinno político, logo após o senador Marco Aurélio expor o vídeo que comprova o uso da cloroquina em diversos estados.
    Mas, a emenda da famigerada senadora – que nem faz parte daquela comissão – saiu pior que o soneto: ela, simplesmente, confirmou que Dino autorizou o uso do fármaco, mas que isso aconteceu em março de 2020 e que a ciência evolui.
    Como assim???
    Ele deverá, sim, ser chamado pra esclarecer tudinho na CPI!!!

    • Nos maranhenses vamos levantar essa bandeira pra ele ser ouvido pela recomendação da cloroquina em 2020 e também pelo paradeiro dos R$ 6 bilhões enviados por Bolsonaro para o combate da Covid 19 no Maranhão.

  4. A CPI parcial dos Senadores Osmar+Renan+Randolfe e todos àqueles, como governadores, prefeitos e representantes outros do povo, responsáveis pela condução da pandemia do Covid, têm se comportados como hipócritas ou seja, que demonstram uma coisa, quando sentem ou pensam outra e agem com parcialidade e interesses pessoais, não republicanos…

  5. Nada surpreendente. Mentiras sendo propelidas por esse comunista aloprado, tal qual seu pupilo fracassado Duarte Junior. Dino e sua trupe, como esse secretário de saúde que sabe tudo, nunca admitem seus erros, jogam na costa dos outros.

  6. Pedir honestidade e transparência deste […] deste governadorzinho mequetrefe e patético é simplesmente ir de encontro a tudo o que você acredita
    Este […] vai pagar um preço muito alto por sua canalhice com o povo

    • Verdade mais do que absoluta. É esperar tirar leite de pedra FD reconhecer algo. Todos os 7 pecados capitais exponencializados e potencializados.

  7. Na época, ele tava seguindo o protocolo do próprio ministério da saúde. Até hoje o ministério da saúde não tem um protocolo para tratamento da covid.

Os comentários estão fechados.