São Luís já vacinou 60% da população adulta contra a Covid-19

De O Estado

A Prefeitura de São Luís já aplicou pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em aproximadamente 60% da população adulta da cidade. A estimativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo o titular da pasta, médico Joel Nunes Júnior, o chamado “público vacinável”, que compreende adultos a partir dos 18 anos, está estimado em 730 mil pessoas na capital maranhense.

Dados da Semus, apontavam que, até a noite de sexta-feira, 11, mais de 430 mil moradores da cidade já haviam tomado a primeira dose de algum imunizante.

A vacinação em São Luís ganhou novo ritmo ainda em maio, quando, por conta da identificação de membros da tripulação de navio chinês infectados com a cepa indiana da Covid-19, o Ministério da Saúde decidiu encaminhar um lote extra de doses da Covishield, a vacina da AstraZeneca, produzida no Brasil pela Findação Osvaldo Cruz (Fiuocruz). Na ocasião, a capital recebeu 210 mil novas doses – outras mais de 70 mil foram encaminhadas, ainda, aos demais municípios da Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

No caso de São Luís, a nova leva de imunizates permitiu à gestão Eduardo Braide (Podemos) baixar muito a idade do publico a ser vacinado. Neste fim de semana, por exemplo, até domingo, 13, já serão vacinadas pessoas que têm de 34 a 30 anos, sendo duas faixas etárias por dia de acordo com o mês de nascimento.

No domingo, 13, também serão vacinadas gestantes e puérperas sem comorbidades a partir de 30 anos. A capital conta com nove pontos de vacinação, e todos estarão abertos no fim de semana. Além disso, também já está aberto o cadastro para quem tem a partir de 25 anos.