SMTT diz que empresas devem fazer recall de ônibus em SLZ

O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, falou, nesta sexta-feira, 24, em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, sobre a mobilidade urbana de São Luís e das ações que estão sendo desenvolvidas que são de competência da pasta.

Nessa semana a SMTT realizou diversas atividades em empresas e escolas em alusão a Semana Nacional do Trânsito, com ações de conscientização e educação para o trânsito.

Cláudio Ribeiro também explicou os dois casos que ganharam repercussão nos últimos dias, dos ônibus que pegaram fogo após pane elétrica.

No último dia 17 de setembro, um coletivo que faz a linha Cohatrac IV foi tomado pelas chamas, após pane elétrica na Av. Getúlio Vargas no bairro Monte Castelo. O segundo caso aconteceu nesta quarta-feira (22), quando um ônibus da linha São Raimundo / Rodoviária pegou fogo na Av. Beira Mar próximo a ponte José Sarney (saiba mais).

O secretário explica que foram dois sinistros causados por uma falha no sistema de alimentação do motor de arranque.

“Foram dois sinistros. Há indícios de que foram panes elétricas com consequências no sistema de abastecimento. A legislação que regulamenta o sistema de transporte estabelece a idade máxima de 10 anos para os veículos convencionais e 12 anos para os articulados. Após completar os 10 anos, serão renovados, essa é a expressão que nós utilizamos. Neste caso específico eram dois veículos que estavam nessa faixa de permissão legal para que eles operem no sistema. No tocante a esses dois sinistros que ocorrem com esses veículos na semana passada e nesta semana, que foi uma pane que gerou a queima desses ônibus. O ônibus existe uma interligação da bateria para o motor de arranque. É um cabo que ele passa pelo chassi, que com o passar dos anos ele tem um desgaste natural, até pela questão de temperatura”, explicou o secretário.

Em decorrência dessa falhas, Cláudio Ribeiro disse que já notificou as concessionárias dos ônibus para recomendar o recall, a fim de evitar situações semelhantes.

“Diante dessa duas situações, fizemos uma notificação recomendatória para as concessionárias para que fizessem o recall de todos esses sistemas. Elétrico, de mangueiras de alimentação de combustível, porque ela pode ressecar e havendo qualquer vazamento, um curto circuito, e como ela está relacionada diretamente à questão da motorização, isso gera um incêndio que os indícios são nesse sentido”, disse Cláudio Ribeiro.

Ainda na questão do ônibus do transporte coletivo de São Luís, o Secretário avaliou a implementação do sistema Rapidão. Cláudio classificou a implementação da ideia como exitosa e adiantou que a região Itaqui-Bacanga receberá uma nova linha.

“O Rapidão é um realidade consolidada, foi uma ideia que foi exitosa. Hoje nós temos a necessidade de implantação de mais linhas. Nós já estamos trabalhando na perspectiva de implantar uma nova linha do Rapidão (na área Itaqui-Bacanga), mas com a origem em outra área, porque ali tem uma densidade populacional muito elevada”, garantiu Cláudio Ribeiro.