Flávio Dino perde mais uma para Bolsonaro no STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar uma ação ajuizada pelos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PSB), e da Bahia, Rui Costa (PT), contra Jair Bolsonaro (sem partido) depois de o presidente divulgar uma tabela de repasses feitos pelo governo federal a cada estado da federação ao longo de 2020, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

Para os governadores, o STF deveria determinar a retirada do conteúdo por atentar contra o pacto federativo. Segundo eles trata-se de peça de desinformação, já que os valores divulgados nã se referiam apenas a aportes extraordinários da União aos estados em virtude da crise sanitária.

Para Toffoli, no entanto, os governadores não apresentaram presença de conflito federativo e inegável potencial para desestabilizar o pacto federativo.

“Devem os entes federados apresentar, da maneira que melhor lhes aprouver, esclarecimentos e contrapontos às informações divulgadas pela União sobre esse tema, o que, aliás, já fizeram, conforme nota pública igualmente constante da petição inicial da presente ação. Ademais, não se tem notícia, desde então, de maiores repercussões sobre o tema, tampouco de substancial abalo no pacto federativo, em virtude disso. Inviável, destarte, falar-se na competência desta Suprema Corte, para apreciação da controvérsia instaurada nestes autos. Ante o exposto, não conheço desta ação cível originária, por ausência de competência originária do Supremo Tribunal Federal”, decidiu Toffoli.

Um comentário em “Flávio Dino perde mais uma para Bolsonaro no STF

  1. DINÓQUIO SORVETAO TAVA QUERENDO OCULTAR O DINHEIRO QUE ELE OCULTOU VINDO DE BOLSONARO DURANTE A PANDEMIA. ESSE CUBA DA ODEBRECHT APRENDEU COM LULADRAO A SER SAFADO.

Os comentários estão fechados.