O sistema de transporte de São Luís sofreu um grande impacto com a pandemia e tem um déficit mensal acumulado de R$ 6 milhões. A informação é do diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires.
Segundo ele, a situação, considerada dramática pelos empresários do setor, foi repassada ao governo municipal e várias tentativas de realinhamento foram sugeridas. Desde agosto deste ano, acrescenta, diversas empresas já não conseguiam sequer arcar com seus compromissos mais básicos, como pagamento de salários e compra de combustíveis. “Por sua vez, os trabalhadores estavam há quase dois anos sem correções salariais e demandaram em um momento de incapacidade de qualquer ajuste”, ressaltou Pires.
O diretor-executivo do SET frisa que em meio a um cenário tão desfavorável, atualmente o setor amarga um prejuízo de mais de R$ 6 milhões por mês. “Ainda assim, nenhum auxílio foi dado até o momento. A necessidade do equilíbrio econômico se acumulou e está impossibilitando as operações, já que, ao contrário de outras atividades de transporte, não temos o poder de repassar aumento de custos para os produtos”, ponderou.
Atividade essencial
Paulo Pires acrescenta que durante a greve do transporte, que nesta quarta-feira (27) completou sete dias consecutivos, com consequências extremamente danosas para a cidade, a importância vital do serviço é percebida, pois com a ausência de ônibus nas ruas todos perdem muito.
E explica que, hoje, o sistema é financiado, na sua maioria, pelo vale-transporte, ressaltando que apenas 30% dos usuários são pessoas que compram passagens “avulsas”. Ou seja, quem mais se beneficia da baixa tarifa são as outras atividades econômicas, como comércio, supermercados, construtoras, serviços e Industrias. “Resumindo, as empresas de transporte estão subsidiando, com sua própria falência, outros setores da economia”, lamentou.
Pq a justiça não determina uma auditoria independente para analisa as contas das empresas? Pq, se o sistema público de transporte e deficitária, são sempre as mesma empresa e quando teve a licitação pediram ajuda ao prefeito da época para ajuda a empresa para concorre de na licitação? Se da prejuízo, então sai e deixa outras empresas assumir
Acredito….Pois é, mesmo sendo um cartel dá prejuízo. Santa incompetênci.
Já q dá prejuízo, porq essas empresas continuam operando?
Tipo bode comendo urtiga. É berrando, mas não larga.
Então a greve é de rodoviários e empresários?
Difícil acreditar , pois toda empresa visa lucro e a partir do momento que essas empresas só estão tendo prejuízos elas deveriam nem participar das licitações e o que vemos são grupos de empresas com mais de 10 anos operando, sugestão deveriam providenciar uma auditoria independente para verificar se o que o Diretor fala procede. E tem mais pelo que meus funcionários falam desde o inicio da pandemia o sistema opera com muito menos ónibus circulando e os mesmos cada vez mais lotados.
Aqui em São Luís é o único lugar do mundo que empresários do setor de transportes coletivo público paga pra ônibus transportar passageiros diariamente, pois se tem este déficit mensal então os empresários do transporte tem que ser homenageados todos os dias e merecem tomar muito dinheiro do povo.
Estes empresários são realmente muito bons, estou com muita peninha destes caras de Pau sem vergonha, bando de safados e pilantras