TSE derruba multa aplicada ao Blog do Gilberto Léda em ação do PCdoB

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou na quinta-feira, 9, por unanimidade, uma multa eleitoral de R$ 5 mil que havia sido aplicada aplicada ao Blog do Gilberto Léda pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em ação protocolada antes das eleições de 2018 pelo PCdoB.

A defesa do jornalista coube ao advogado Marcos Coutinho Lobo.

O partido insurgiu-se contra o blog após a postagem de um artigo do ex-deputado Ricardo Murad acusando o governador Flávio Dino (PSB), então filiado à sigla, de crime de improbidade em virtude da alteração do objeto da licitação para obras de ampliação do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira.

O caso chegou a ser debatido até mesmo na Assembleia (relembre), mas os comunistas viram propaganda antecipada negativa contra o governador, e conseguiram condenar o blog – além de Murad – na Corte estadual.

O texto acabou sendo censurado por decisão do juiz federal Wellington Claudio Pinho de Castro, então membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (veja aqui).

Crítica contundente

Ao analisar o caso, o ministro Luis Roberto Barroso, relator do processo, destacou que “não é qualquer crítica contundente a candidato ou ofensa à honra que caracteriza propaganda eleitoral negativa antecipada, sob pena de violação à liberdade de expressão”.

“Apesar do conteúdo eleitoral da mensagem impugnada, não houve pedido explícito de ‘não
voto’ em desfavor do pré-candidato a governador. Ademais, a veracidade e eventual ilegalidade dos atos imputados no texto estão em discussão na Justiça Comum, no âmbito da ação popular ajuizada pelo primeiro recorrente [Ricardo Murad], não se podendo afirmar, de plano, se estamos diante de fato sabidamente inverídico. A mensagem veiculada caracteriza-se como uma crítica política, intrínseca à atividade e à vida pública dos mandatários”, ressaltou.

E completou: “As críticas políticas, ainda que duras e ácidas, ampliam o fluxo de informações, estimulam o debate sobre os pontos fracos dos possíveis competidores e de suas propostas e favorecem o controle social e a responsabilização dos representantes pelo resultado das ações praticadas durante o seu mandato. A extensão da noção de propaganda antecipada negativa a qualquer manifestação prejudicial a possível pré-candidato por cidadãos comuns transformaria a Justiça Eleitoral na moderadora permanente das críticas políticas na internet”.

Além de Barroso, participaram do julgamento (e acompanharam o voto do relator) os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Campbell Marques, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Baixe aqui a íntegra do acórdão.

7 pensou em “TSE derruba multa aplicada ao Blog do Gilberto Léda em ação do PCdoB

  1. Nunca pensei que o governo de Flávio Dino processasse jornalistas e blogueiros que criticassem o desastrado governo dele? Estão processados Gilberto Leda, Jorge Aragão, Marco D’eça, Luís Cardoso e filhos, Ricardo Santos, Linhares Júnior e um bocado de escriba que fala alguma coisa contra Flávio Dino. O secretário de Infraestrutura se orgulha de processar quem se insurge contra eles, isso é uma ditadura, não tem outra adjetivação.. Mas está acabando, falta menos de quatro nesses pra esse governo acabar.

  2. Por falar em Ricardo Murad, será que ele ainda vai se candidatar a alguma coisa ano que vem, vai com qual candidato a governador, ou já se aposentou da política?

  3. TEM QUE, NA DEFESA , JÁ ENTRAR COM A RECONVENCAO CONTRA ESSES …, PRA ELES PAGAREM I QUE BUSCAM NA JUSTIÇA E MAUS DANIS MORAIS E MATERIAIS.

  4. Saúde e parabéns, Gilberto. Jornalista é profissão de ‘risco’. E perigosa mesmo. Vamos perseverar.

Os comentários estão fechados.