MA tem o menor efetivo de PMs do país, e 1,7 mil aguardam nomeação

Difusora On

O Maranhão é, atualmente, o estado com o menor efetivo de policiais militares do Brasil, na atual gestão do Governo do Maranhão. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão tem uma média de um policial militar para cada 800 habitantes.

Ao todo, são menos de 10 mil policiais no estado. Mesmo com esse baixo número de agentes de segurança, mil e setecentos foram aprovados no concurso da PM e ainda aguardam nomeação.

No estado de São Paulo, por exemplo, são quase 90 mil policiais militares na ativa.

Confira o levantamento dos dados em alguns estados da Federação:

ESTADO/EFETIVO/HABITANTES
Maranhão – 8.400 / 816
Piauí – 4.015 / 796
Ceará – 16.245 / 544
Paraíba – 15.000 / 538
Bahia – 30.000 / 504
Alagoas – 7.000/ 474
Pernambuco – 20.155 / 460
Rio Grande do Norte – 8.800 / 387

Outro lado

Em nota, o Comando da PMMA diz que os dados da reportagem estão equivocados.

Diz o comunicado: “O Comando da Polícia Militar do Maranhão informa que os dados informados na notícia publicada no Blog “Gilberto Leda” com o título MA tem o menor efetivo de PMs do país, e 1,7 mil aguardam nomeação estão incorretos. Sendo de efetivo atual da corporação 10.836 (dez mil oitocentos e trinta e seis) policiais militares”.

Assumindo-se que estes são os dados corretos, o Maranhão subiria da pior para a segunda pior colocação.


5 pensou em “MA tem o menor efetivo de PMs do país, e 1,7 mil aguardam nomeação

  1. Boa noite , não só de PMs mais também bombeiros militares , hoje o efetivo do CBMMA, não passa de 1.700 homens para todo maranhão , daqui a três anos os 94 irão se aposentar com isso , o efetivo ficará mais reduzido, acredito que tá faltando acessoria ao governador para mostrar a realidade da PM, BM e PC.
    Na verdade era pra haver concurso de dois em dois anos , pois, sempre há aposentadorias.

  2. AO TÉRMINO DO SEGUNDO MANDATO DO DESGOVERNADOR DINO, O MARANHÃO É O PIOR ESTADO DA FEDERAÇÃO EM TUDO, QUEM DIZ É O IBGE. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS; NOTADAMENTE AS FALACIAS OFICIAIS VEICULADOS NAS MÍDIAS LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL A SOLDO DO DINHEIRO DOS TRIBUTOS DOS MARANHENSES.
    O SOFRIDO POVO DO MARANHÃO DARÁ A MERECIDA RESPOSTA NAS URNAS.
    AFINAL, 2022 É ANO ELEITORAL. DINO E OS CANDIDATOS POR ELE APOIADOS FICARÃO OU PERMANECERÃO SEM MANDATO ELETIVO, À DISPOSIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO JUDICIÁRIO, PARA RESPONDEREM POR SEUS ATOS E OMISSÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.