O ex-presidente José Sarney (MDB) rebateu na noite de quarta-feira, 20, em discurso na Academia Brasileira de Letras (ABL), as recentes críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro.
O o decano da Casa foi indicado orador oficial da solenidade de 125 anos da ABL, e defendeu a democracia e o Poder Judiciário. Ele não chegou a citar o nome do atual presidente da República.
“Infelizmente, não é só a cultura brasileira que precisa, neste momento, ser defendida. Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal”, declarou.
Em reunião com embaixadores na segunda-feira (18), Bolsonaro desaprovou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para Sarney, é necessário garantir liberdade de atuação ao Judiciário. “E garantir que o Judiciário exerça em plenitude suas responsabilidades é absolutamente necessário para que a democracia prevaleça. O Brasil precisa se unir em torno deste objetivo”, completou.
De bons oradores, de pessoas que se expressam muito bem, de homens que têm o dom da comunicação e da boa oratória…. o inferno tá cheio. Prefiro os que falam diretamente com o povo a quem fala pra meia dúzia de pseudointectuais.
Nada mais normal sarney rebater as críticas do presidente Bolsonaro ao Poder Judiciário, afinal, assim como o PT, Sarney também o aparelhou.
Já viu uma avó achar bom alguém criticar seu neto?
Presidente Sarney,”garantir a liberdade de atuação do judiciário”??sua lucidez de homem publico deve saber dos “abusos” desse poder.O Brasil deve muito ao Senhor pela transição democrática mas,dar mais liberdade aos tribunais Superiores é defender a ditadura de um Poder que o senhor tanto combateu.Deus lhe abençõe.
Homem de fala mansa e bonita para quem lhes convêm e interessa, porém, nunca ajudou o Maranhão a sair da pobreza e do caos, infelizmente o Maranhão não tem sorte com seus gestores, só tem corruptos e bandidos!
…
Este foi presidente e não fez nada pelo Maranhão
Todo meu respeito ao ex presidente, mas querer defender esses togados que não respeitam a continuação. Poupe o povo do bem desse comentário!
O Sarney depois de velho ficou caduco… 50 anos de mandatário e chefão politico. , pulou todos os muros em Brasília, atrás de presidentes e generais, não tirou o Maranhão da pobreza e da miséria…..pelo contrário, deixou o Estado na penúria, êle, seus familiares e puxa-sacos e bajuladores….
Quem somente ouve acaba caindo no canto da sereia decrepita.
…
Vixe será que agora bugou a cabeça do escriba? O presidente, que apoia, critica o processo…
O ex-presidente, ao qual é ligado, defende.
E agora, José?
Isso daí buga a cabeça só de quem não é acostumado com liberdade de pensamento, amigo