Em meio a polêmica sobre racismo, Abigail Cunha toma posse

A deputada estadual Abigail Cunha (PL) tomou posse no sábado, 4, como secretária de Estado da Mulher, em ato solene realizado na cidade de Imperatriz.  Ela foi indicada ao cargo pelo governador Carlos Brandão (PSB) e fará a transição de gestão nesta segunda-feira (6). 

A secretária garantiu que buscará parcerias para desenvolver políticas públicas de valorização e inclusão, como as demais secretarias e órgãos voltados às causas femininas, além de ampliação dos serviços oferecidos nas ‘Carretas da Mulher’ e da rede de proteção por meio de mais espaços do gênero no interior do estado.

A posse da parlamentar é marcada por uma polêmica. Na semana passada, uma publicação dela nas redes ganhou destaque negativo por reforçar racismo estrutural.

Ao responder a uma denúncia de racismo, Abigail expôs duas funcionárias de sua residência, descalças, em trajes de trabalho. Ambas são negras.

“Para quem anda dizendo que não gosto de mulheres negras. Puro preconceito, as donas da minha casa são negras e são mulheres de batalha e verdadeiras”, escreveu a deputada sobre a foto divulgada.

Nesta segunda-feira, 6, o Fórum Maranhense de Mulheres reuniu 50 entidades ligadas à causa feminina para assinar uma nota de repúdio contra a nomeação da deputada.

“Com a indicação da deputada Abigail Cunha, o Maranhão parece estar fazendo o caminho inverso, ao permitir que o órgão responsável pelas políticas públicas para mulheres ora seja tratado como secretaria meramente decorativa”, diz trecho da nota. A nova secretária ainda não respondeu.

Um comentário em “Em meio a polêmica sobre racismo, Abigail Cunha toma posse

Os comentários estão fechados.