Na reta final da eleição da OAB-MA para escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional, um arsenal de fake news tem sido disparados em grupos de advogados especialmente contra apenas três candidatos: Anna Graziella, Gustavo Vilas Boas e Flávio Costa.
O fato curioso é que são três candidatos que, na primeira votação – anulada há duas semanas – não pontuaram entre os mais votados, mesmo aparecendo bem em todas as pesquisas realizadas antes do pleito, o que elevou ainda mais a desconfiança geral.
Num momento em que se discute tanto o combate a fake news, seria de bom tom que se se apurasse de onde sai a onda de informações falsas contra os candidatos.
De outro lado, percebe-se que alguns candidatos seguem imunes aos ataques, como Ana Brandão, Lorena Saboya, Gabriel Costa e outros.
O momento impõe, portanto, alguns questionamentos: de quem seria o desespero refletido nos ataques a Anna Graziella, Gustavo Vilas Boas e Flávio Costa? Quem teme que as votações deles reflitam as pesquisas? Alguém quer tirá-los das listas? De onde sai tanto temor do próximo resultado mostrar a real vontade dos advogados e advogadas do Maranhão?
Não se jogam pedras em árvores que não dão frutos, diz um famoso ditado.
Os números da eleição devem mostrar de onde parte o desespero…
Gente, Anna Graziella! Não precisa disso!!
Menos, Anna Graziella!!!