CPMI terá relatórios na terça; Gama deve pedir indiciamento de Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado

Os integrantes da CMPI do 8 de Janeiro acordaram que as leituras do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e do voto em separado da oposição serão feitas em reunião do colegiado no dia 17 de outubro (terça-feira).

De acordo com o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), se houver pedido de vistas, “o que certamente deverá acontecer”, o debate e a votação de ambos os textos ocorrerão às 9h de quarta-feira (18).

A relatora terá tempo livre para leitura de seu relatório, enquanto o voto em separado deverá ser apresentado pela oposição em 40 minutos, com tolerância da Presidência para mais 20 minutos, caso seja necessário.

A expectativa é que ela peça o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro em cinco crimes — tentativa de abolição do estado democrático de direito, tentativa de depor governo legitimamente constituído, peculato, uso de documento falso e corrupção de menores.

Voto em separado

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que pretende apresentar voto em separado em nome do PSDB, mas foi informado pelo presidente da CPMI que terá apenas o tempo regimental para a defesa do seu voto.

Apesar do pedido de alguns parlamentares pela divulgação do relatório e do voto em separado já na próxima semana, a senadora Eliziane Gama disse não ser possível se comprometer com uma data porque sua assessoria ainda “está levantado todas as informações” e há arquivos ainda não analisados.

Na manhã desta terça-feira (3), senadores e deputados da CMPI do 8 de Janeiro rejeitaram, por 14 votos a 10, o requerimento para a convocação de Sandro Augusto Sales Queiroz, comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública quando houve o ataque às sedes dos três Poderes. 

Está prevista para esta quinta-feira (5), às 9h, a última oitiva no colegiado: do subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior, do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Com informações da Agência Senado

Um comentário em “CPMI terá relatórios na terça; Gama deve pedir indiciamento de Bolsonaro

  1. essa cpmi com essa senadora adestrada por flavio dino e admoestada na lei do comunismo. poderiam todos falar que ele nao participou que ela iria indiciar de qualquer forma. mulher que nem o seu curral a assembleia de Deus a maioria dos seus membros nao a querem mais nem pintada de ouro. no caso dela ouro de tolo. essa mulher sera esquecida de uma forma pela sua ganancia em poder. mais um dia ela estara frente a frente com o Eterno. e nesse dia ela e toda essa coja nao terá xandao. gilmar. toffili. lulinha. triste mais ela apenas mostrou a sua má indole que era mascarada pela outro face de crente. se fingiu de tola para chegar aonde chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *