Datafolha sobre erro: ‘Movimento de última hora para Bolsonaro’

Revista Oeste

Um “movimento de última hora” em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa é a explicação de Luciana Chong, diretora do Datafolha, para os erros dos institutos de pesquisas nas eleições presidenciais.

Na véspera das eleições, Datafolha e Ipec (ex-Ibope) cravaram que a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo seria de 14 pontos porcentuais. Ao término da apuração dos votos, no entanto, constatou-se uma diferença de 5 pontos. A margem de erro dos levantamentos dos institutos é de 2 pontos porcentuais (para mais ou para menos).

Chong alegou, em entrevista concedida nesta segunda-feira, 3, à GloboNews, que “um movimento de última hora” em favor de Bolsonaro, vindo de eleitores que inicialmente votariam em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), explica o resultado do primeiro turno.

No domingo 2, Bolsonaro obteve pouco mais de 51 milhões de votos (43,2%). Lula, por sua vez, foi o preferido de 57,2 milhões de eleitores (48,4%). Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Caso nenhum presidenciável consiga esse número, a eleição prevê um segundo turno entre os mais bem votados.

A vitória em primeiro turno em uma eleição presidencial ocorreu somente em duas oportunidades, em 1994 e 1998, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A disputa em dois turnos foi incluída na Constituição Federal de 1988.

10 pensou em “Datafolha sobre erro: ‘Movimento de última hora para Bolsonaro’

    • Realmente,explicação fajuta “movimentação de ultima hora”,que horas foi isso?na madrugada do dia 2? pois a pesquisa tendenciosa foi publicada na noie do dia 1°.Vagabundos!!! influenciaram sim os indecisos,isso é caso para CPI pois atinge diretamnete a democracia.

  1. Ela só não explicou os erros favoráveis à esquerda para governo e sanado. Pelo datafolha haddad ‘poste’ estava eleito e o astronauta em terceiro para o senado em SP. A mesma coisa aconteceu nos outros países. Foi também por causa de ciro e simone? Os dois já estavam sendo massacrados pelos esquerdopatas e agora essa doida joga gasolina na fogueira.
    A globolixo também falou sobre o ‘aumento’ de bolsonaro no sábado, porém parecia mais uma desculpa do que uma explicação e já prevendo que ia dar merda para os institutos.

      • pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.(significado)

        • Mentira !!!!!

          Esses 14. produziu. “OS 5”. Por euforia da militância ; indecisos (no já ganhou !).

          Pra mim detectaram Bolsonaro à frente ( 1,5 – 3 pontos). AI – no desespero. COMETERAM ESSE CRIME (!!!!).

          Mas isso ainda vai render – deixa recomeçar a campanha.

          Marco Antônio Carvalho Diniz

  2. Mentira !!!!!

    Esses 14. produziu. “OS 5”. Por euforia da militância ; indecisos (no já ganhou !).

    Pra mim detectaram Bolsonaro à frente ( 1,5 – 3 pontos). AI – no desespero. COMETERAM ESSE CRIME (!!!!).

    Mas isso ainda vai render – deixa recomeçar a campanha.

    Marco Antônio Carvalho Diniz

Os comentários estão fechados.