Falta a oposição de esquerda

(Montagem sobre fotos de Felipe Klamt)

A confirmação do vice-governador Washington Oliveira como único pré-candidato do PT a prefeito de São Luís serve como um marco temporal importante para as eleições na capital.

Isso porque é a partir da definição dos petistas – que tinham, ainda, o deputado estadual Bira do Pindaré como pré-candidato até ontem (15) – que a chamada oposição de esquerda deve se decidir.

Pelo menos é que têm dito há dois meses: que o nome do grupo só seria definido após a confirmação da candidatura do PT.

Como deu Washington, Bira automaticamente sai da lista de pré-candidatos do grupo liderado por Flávio Dino. Por lá, restaram os nomes de Tadeu Palacio (PP) e Edivaldo Holanda Junior (PTC), como principais forças, e os da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e do ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB) como pré-candidatura auxiliares.

Se basearem-se pelos números brutos das últimas pesquisas, o candidato será Palácio; se pelo possibilidade de crescimento, Holanda Jr.

Mas é difícil entender o que se passa pela cabeça dos gurus de Flávio Dino (PC do B). Então, não se assuste se nenhum dos dois favoritos for o tão sonhado candidato de consenso; tampouco se o grupo do comunista sair com três (ou quatro) candidaturas.