Covid-19: SES reativa mais leitos exclusivos em São Luís

(Foto: Arquivo)

Pressionado após a revelação de que fechou mais de 50% dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 desde junho do no passado (reveja) – e diante do anúncio da gestão Eduardo Braide (Podemos) de abertura de novos leitos em São Luís – o Governo do Maranhão anunciou na sexta-feira (19) a reativação de mais leitos na capital.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou, no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), 52 novos leitos de enfermaria para pacientes não-Covid, que estão sendo transferidos do prédio principal do Hospital Dr. Carlos Macieira. Com a transferência, o HCM passa a disponibilizar mais 70 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19. 

Com a disponibilização de mais 70 leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19, no Hospital Carlos Macieira, a unidade passa a contar com 60 leitos de UTI Adulto, 4 leitos de UTI Pediátrica, 98 leitos de enfermaria Adulto e 16 leitos de enfermaria Pediátrica, totalizando 178 leitos exclusivos para tratamento do novo coronavírus. De acordo com o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, a Secretaria de Estado da Saúde busca manter os serviços prioritários de atendimento, os ambulatoriais, cirúrgicos e clínicos.

No início do mês o governo já havia autorizado a reabertura de 100 leitos (saiba mais). Um hospital de campanha também começará a receber pacientes em Bacabal.

Em paralelo, a Emserh deve realizar um seletivo para contratação de profissionais para trabalhar no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), na linha de frente da Covid-19 pelos próximos três meses. Serão quase 150 vagas com salários de R$ 1.100,00 até R$ 2.371,00.

Assim, aos poucos, Dino vai remontando a estrutura que ficou pronta ainda no ano passado, mas acabou sendo desmobilizada à medida que a gestão estadual baixava a guarda na luta cotra a pandemia.