Emap comenta perda da rota de containers do Porto do Itaqui

porto_do_itaquiEm referência à publicação do dia 25/3, no Blog do Gilberto Léda, e assinada por Adriano Alves, a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP esclarece:

A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP entende que a operação de contêineres pelo Porto do Itaqui é de importância fundamental para o desenvolvimento da economia do Maranhão. Desde o início da gestão do governador Flavio Dino a EMAP tem colocado em prática um plano de ação baseado nos seguintes pontos: avanço nos investimentos, com a integração de cargas ligando os pontos para que o Itaqui se consolide, a médio prazo, como um hub regional; segregação de áreas específicas para cargas perigosas e implementação de procedimentos operacionais para movimentação de contêineres. 

A escala do navio de contêiner é estabelecida quando se forma o lote mínimo de 120 TEUs. Desta forma é garantida a viabilidade econômica para o armador. Vale destacar também que alguns dos portos citados no texto possuem terminais de contêiner dedicados, os TECONS, operados por arrendatários privados com berços e equipamentos específicos para tal operação. O Itaqui possui características físicas e estruturais distintas desses portos.

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Porto do Itaqui pode perder sua única rota de containers

Na parte de infraestrutura, foram licitados os projetos de expansão de um pátio de 8 mil metros quadrados (primeira fase) e de até 25 mil metros quadrados na segunda fase; adequação do sistema elétrico para tomadas de força destinadas à operação de contêineres refrigerados e revisão de procedimento que garantirá aumento de produtividade na descarga e carga dos contêineres. Todos esses investimentos com recursos próprios.

Além disso, por meio da diretoria de Planejamento, a EMAP tem buscado integrar diversos atores do setor, como operadores ferroviários, operadores portuários, exportadores e importadores, além de empresas armadoras, que operam navio porta-contêiner.

A empresa vem realizando tratativas com representantes de cargas como carnes processadas, motos, autopeças, material de construção, soja, algodão, mel, frutas e fertilizante, para serem viabilizadas pelo Itaqui, tirando proveito da ferrovia Norte Sul, que hoje está operacional ate Anápolis. A recepção tem sido extremante positiva, demonstrando  que o Porto do Itaqui é de fato a melhor opção logística para operações via contêineres para a região centro Norte.

Política de governo

Embora o Itaqui seja um porto com vocação para operações com granéis sólidos e líquidos, a operação por meio de contêiner é hoje uma estratégia da empresa e também uma política de governo que vem sendo trabalhada por várias secretarias de forma integrada, no sentido de adensar e fortalecer as cadeias produtivas locais. 

A EMAP tem buscado benchmark em portos brasileiros e nos principais portos mundiais, como Singapura e Roterdã. Como bem aponta o texto, fatores de mercado afetam diretamente a movimentação de contêineres, e esse tipo de operação passa por retração em diversas regiões do mundo.

A estratégia da EMAP é ampliar a capacidade e infraestrutura operacional para contêiner do Porto do Itaqui, atendendo as necessidades da sua área de influência no curto, médio e longo prazo.

3 pensou em “Emap comenta perda da rota de containers do Porto do Itaqui

  1. Gilberto no nosso Maranhão as coisas são feitas de trás pra frente.Como se fala ne atividades portuárias assim como esse terminal de grãos que foi inaugurado e no entanto não temos estradas com capacidade para suportar o peso do tráfego dessa carretas que fazem o transporte das safras de soja.As nossas estradas não foram feitas para suportar o peso que as carretas transportam e tamanho tráfego das mesma, é tanto que não temos mais estrada só buraco, inclusive num feriado como esse deveria ser proibido o tráfego dessas carretas pois a mesma se tornam um risco para o tráfego.

  2. Esse é dos grandes problemas de Flavio Dino, não saber escolher o técnico adequado para órgãos importantes, como por exemplo: Nunes para o Detran, esse Lago para presidente da EMAP, o presidente da CAEMA, um professor, sem experiência em licitações, para presidente da Comissão Central de Licitações, e por ai vai.

  3. O porto do Itaqui está sucateado desde a epoca da Codomar, os equipamentos usados nos carregamentos estão todos sucateados e inoperantes, e isso deve continuar nos proximos 10 anos, pois não é uma meta do governo federal! O governo prefere investir no porto de Mariel em Cuba mas não investe no Maranhão. A culpa disso nao é de Flávio Dino, mas do descaso do governo de Sarney e sua oligarquia

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