O governo Flávio Dino (PCdoB) não logrou muito êxito na tentativa de contestar os dados da Tendências Consultoria Integrada – divulgado em O Globo -, que apontam para uma queda de 6,9% dos Produto Interno Bruto do Maranhão (PIB) em 2016.
O próprio comunista e seus asseclas fizeram de tudo: desqualificaram o instituto, culparam Sarney – a quem nomearam novo proprietário de O Globo (reveja) -, e atacaram a imprensa que divulgou o fato.
Segundo eles, não existe dado oficial que aponte para essa queda do PIB.
Ocorre que o mesmo governo que contesta os números sem base alguma emitiu uma nota oficial sobre o caso.
E o que diz o comunicado governamental?
Que a uma estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) “aponta para decréscimo de no máximo 4,8% em 2016”.
Ou seja: é absolutamente verdadeira a notícia de que o PIB do Maranhão caiu pelo 2º ano consecutivo na gestão Flávio Dino.
TENDENCIAS…? TENDENCIA NÃO, É TENDENCIOSO ESSE TAL INSTITUTO DO EX-MINISTRO DO SEU CHEFE SARNEY! PARA QUE ALGUÉM ACREDITE NAS TOLICES PUBLICADAS PELA MÍDIA OLIGÁRQUICA , FALTA-LHE O BÁSICO: CREDIBILIDADE, CREDIBILIDADE,CREDIBILIDADE….
Sim, Leda, mas a notícia foi dada na imprensa maranhense – em particular pelo jornal O Estado, como sendo número oficial. Você mesmo aqui escreveu que:
“Reportagem do jornal O Globo divulgada nesta segunda-feira (6) mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão caiu pelo segundo ano consecutivo na gestão Flávio Dino (PCdoB). Segundo a publicação, depois de um contração de 3,3% em 2015, o PIB maranhense despencou em 2016, retraindo-se 6,9%.”
A questão é que há desafagem de pelo menos dois anos sobre o desempenho do PIB de estados. O IBGE divulga o de 2015, por exemplo, só no final de 2017. O que essas consultorias fazem são uma ESTIMATIVA com base em dados do mercado de trabalho, balança comercial, vendas no comércio, produção agrícola, etc.
Sim, é verdadeira a notícia que o PIB estadual caiu pelo segundo ano consecutivo – isso não é segredo para ninguém e não está sendo negado – mas não é verdadeira a notícia que despencou 6,9%.
O jornal diz claramente que a informação é de O Globo e ainda cita a fonte zero.
O segundo parágrafo da matéria diz:
“Os dados são de um estudo da Tendências Consultoria Integrada, com projeções assinadas pelo economista Adriano Pitoli. O estudo aponta a recessão como principal causa do tombo na economia do Maranhão e de outros 12 estados”.
Me diga agora onde há qualquer sugestão de que isso seja um dado do IBGE?
MARANHÃO FICANDO CADA VEZ MAIS POBRE.
esse é o dado concreto
Pensei que o governador fosse colocar a culpa na família Sarney.!!!
quase isso…
Colocou sim a Culpa no Sarney.
Muda o disco governador BOSTA,! Essa sua revolta tá parecendo uma amor frustado pelo SARNEY.
http://www.rankingdecompetitividade.org.br/perfil/ma
Os maranhenses estão empobrecidos, a citar categorias como as dos professores, policiais, servidores do judiciário (excetuando-se, claro, juízes e desembargadores, obviamente). Enfim… Se o funcionalismo está empobrecendo, o dinheiro não circula no comércio e a situação se agrava com os constantes aumentos de impostos. De fato, uma política econômica bem equivocada desse governo comunista. Saber dividir o pão é fundamental para qualquer governo. Volta branca.