PIB do Maranhão cai pelo 2º ano consecutivo na gestão Flávio Dino

Reportagem do jornal O Globo divulgada nesta segunda-feira (6) mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão caiu pelo segundo ano consecutivo na gestão Flávio Dino (PCdoB).

Segundo a publicação, depois de um contração de 3,3% em 2015, o PIB maranhense despencou em 2016, retraindo-se 6,9%.

A seca no sertão nordestino, que afetou a produção se soja na região do chamado Matopiba, seria um dos fatores.

Estudos

Em março de 2106, um estudo da revista Valor Econômico já havia detectado queda de 5% do PIB em 2015 – quase dois pontos a mais do que o apontado por O Globo e três pontos percentuais a mais do que o previsto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão do Governo do Maranhão, em estudo divulgado há dois anos (veja aqui).

Para tentar conter a crise, a solução encontrada pelo governo comunista já no primeiro ano foi inchar a folha de pagamento, o que acabou não surtindo o efeito esperado, como se vê agora (relembre).

A gestão Flávio Dino marcou o encerramento de um ciclo de prosperidade econômica no estado.

Entre 2010 e 2013, por exemplo, enquanto todo o Nordeste já começava a sentir os efeitos da crise econômica que se avizinhava no Brasil, o Maranhão foi o único que experimentou crescimento do PIB (saiba mais).

Depois de inchar a folha e aumentar impostos, resta saber qual será a nova solução comunista para a crise.

Vale aguardar.

9 pensou em “PIB do Maranhão cai pelo 2º ano consecutivo na gestão Flávio Dino

  1. Prosperidade??? Fala sério, blogueiro, nem vc acredita nas lorotas que escreve a mando dos patrões corruptos e oligarquicos. Era tanta a tal ” prospeiridade” que o Maranhão despontava em último lugar , em todos os indicadores de desenvolvimento humano do país. Na verdade, a única que prosperou nesses cinquenta anos de desgoverno foi a conta bancária da Oligarquia, esta sim não tem o que reclamar. Televisão, Rádio, Jornal, Shopping, Ilha Oceânica, Mansões, são a prova dessa prosperidade oligarquica

  2. E os 900% de lucro do Itaqui? Finalmente entenderam a conta do “competente” sem currículo. Olho aberto no porto…

  3. Pingback: Flávio Dino diz que O Globo é de Sarney para defender queda do PIB | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.