Convocação de Olga: cochilo ou armação?

Bancada governista "cochilou"?

Causou grande desconforto no Palácio dos Leões a atitude da bancada governista na Assembléia Legislativa, que, na sessão de segunda-feira (25), deixou aprovar convocação da secretária de Educação, Olga Simão, para falar sobre a greve dos professores.

O requerimento é de autoria do oposicionista Marcelo Tavares (PSB). Ele ainda tripudiou dos colegas, ao agradecer da tribuna a aprovação da matéria.

Dos aliados presentes, apenas Eduardo Braide (PMN), Tatá Milhomem (DEM), Rigo Teles (PV), Raimundo Louro (PR), Doutor Pádua (PP), André Fufuca (PSDB), Vianey Bringel (PMDB), Fábio Braga (PMDB) e Jota Pinto (PR) votaram contra.

Após se aperceberem da cochilada, vários deputados correram a dar explicações.

Nem precisava tanto.

Num caso como este, está claro que o equívoco é da liderança. É o líder quem tem a responsabilidade de chamar a bancada e encaminhar a votação.

Ninguém o fez.

O líder do Governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB), não estava presente. Também não estavam no plenário os vice-líderes Alexandre Almeida (PT do B), Magno Bacelar (PV), nem Rogério Cafeteira (PMN).

Pelo blocão, o Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, faltou também o líder, Stênio Rezende (PMDB). A missão sobrou para Rigo Teles (PV) e César Pires, vice-líderes.

César diz que estava desatento, finalizando detalhes de um discurso sobre as dificuldades para criação de cursos de medicina.

Rigo teve a atitude menos compreensível: votou contra o requerimento, mas esqueceu de encaminhar sua bancada.

Resultado: apenas nove votos contra e uma enxurrada de parlamentares governistas que “permaneceram como estavam” e acabaram, assim, votando a favor da proposta.

Reação

A reação do Governo do Estado foi imediata. Responsável pela articulação com os deputados, o secretário Hildo Rocha (Articulação Política) disparou telefonemas durante toda a noite.

Pressionado pela própria governadora, tentava entender o que houve: se apenas uma “cochilada” mesmo, ou armação.

Cobrou pessoalmente uma resposta de pelo menos dois deputados de alto clero. Não conseguiu muita coisa.

A verdade é que, apesar de os líderes argumentarem que houve apenas desatenção, pelo menos outros dois parlamentares revelaram ao blog que a aprovação do requerimento foi uma jogada da própria bancada, e que o gesto é uma forma de demonstrar a insatisfação com o Executivo.

7 pensou em “Convocação de Olga: cochilo ou armação?

  1. Além de saber se o que ocorreu foi cochilo ou armação, ainda restam algumas dúvidas.
    Se é chamado de “armação” por “insatisfação”, quem articulou? (Não me parece que a possibilidade de cochilo coletivo e desordenado seja verossímil). Além dos líderes de bancada que tu citaste, faltou Eduardo Braide pedir que os companheiros votassem contra o requerimento, assim como ele fez. E, se há insatisfação da bancada com o governo, quais os motivos do desconforto?
    Pelo visto, não é só Olga que tem de dar explicações.

    • Ainda vai render muito essa história. Agora, que fique bem claro: não sou contra Olga falar sobre a greve na Assembléia, mas não questiono isso no post. Trato apenas dessa desorganização. Quanto à insatisfação, me parece mesmo birra, até pq os deputados têm sido recebidos com freqüência no Palácio. O problema é que, para muitos, só ser recebido não basta…

  2. Um governo tem como maiores aliados, tentando resolver os problemas dessa greve de professores, Cesar Pires e Roberto Costa, não tem aliado algum, pois os dois são verdadeiras Penelopes, todos os acordos, todas as conversas que costuram de dia descosturam durante a noite para que possam ficar em evidencia por mais tempo e com o governo e a secretaria Olginha, como eles a chamam, entre as pernas.

  3. Esses Deputados da base governista são todos uns colhordas, subservientes, acrescentar mais alguns adjetivos é elogia-los das suas omissões e bajulações. Por causas de
    atitudes mesquinhas é que o Poder Legislativo é a extensão do suadouro de Roseana.
    Não se dão valor, como o governo está a caminho da bancarrota, aprovaram a convocação da incompetente Olga Simão. Depois do caldo derramado, com dezena de milhares de alunos prejudicados, por causa deste governo e deputados despreparados!.

Os comentários estão fechados.