SES entrega veículos e equipamentos a municípios

Dezessete automóveis, quatro motos, kits de vigilância sanitária e 50 kits de registro civil (computadores, impressoras, mesas, cadeiras e armários) foram entregues, nesta terça-feira (16), pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, aos prefeitos municipais.

“Estamos descentralizando as ações e fortalecendo os municípios para exercer o controle das vigilâncias sanitárias e cumprir com o desafio que é melhorar a qualidade da saúde em todo o Maranhão”, justificou Ricardo Murad.

Os veículos e kits de vigilância sanitária (TV, DVD, mesas para computador e para diretor, cadeira giratória, máquina fotográfica e termômetro infravermelho) serão utilizados nos municípios contemplados para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária nessas cidades, que são desenvolvidas pelas prefeituras.

Os kits de registro civil, doados em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, serão utilizados em hospitais municipais e regionais que realizam partos para que os pais possam tirar o registro civil das crianças logo após o nascimento.

A solenidade aconteceu no pátio da SES e contou com a presença de prefeitos e secretários municipais. Ricardo Murad lembrou que a entrega dos equipamentos faz parte da série de ações que o Estado está empreendendo para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses.

“O governo está partindo agora para a fase de inaugurações e a partir do final deste mês estaremos implantando procedimentos de alta complexidade nos Hospitais Carlos Macieira, Tarquínio Lopes Filho e Infantil Juvêncio Matos”, informou Murad.

O secretário garantiu que até o final do ano – com a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Parque Vitória e Vinhais, e o hospital de 20 leitos de Paulino Neves – o Estado contará com um novo modelo de atendimento de saúde. “O perfil da medicina está mudando porque estamos colocando os atendimentos de saúde mais perto da população. A entrega desses hospitais regionais vai assegurar que a pessoa tenha atendimento de qualidade e eficaz na sua região”, enfatizou.

O hospital de 20 leitos de Paulino Neves será entregue até o final do mês. Ricardo Murad explicou que a unidade de saúde será entregue totalmente construída, equipada e informatizada para que sejam comprovados os atendimentos. “A informação dos procedimentos realizados é condição básica para que os recursos sejam repassados pelo Ministério da Saúde. Com uma equipe de técnicos competentes para informar os atendimentos no sistema é possível faturar até R$ 150 mil por mês para custear os procedimentos básicos”, disse.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, disse que os serviços realizados pelo governo em sua região têm contribuído para melhorar a qualidade de vida da população. “Reconhecer o trabalho é também uma forma de incentivar e agradecer em nome do povo de Lago da Pedra pelos frutos que estamos colhendo.

O governo tem feito uma política de saúde séria e tenho certeza que a entrega destes novos hospitais vai facilitar muito o atendimento para a população”, enfatizou.

A prefeitura de Codó recebeu um Celta e os equipamentos para implantar uma central de registro de civil no Hospital Geral Municipal. “O automóvel vai facilitar os trabalhos de inspeção da vigilância sanitária nos restaurantes e bares da cidade para que a nossa população tenha qualidade de vida, e o kit de registro vai garantir cidadania para nossas crianças”, declarou prefeito Zito Rolim. O Estado, em parceria com o Governo Federal, também construiu uma UPA em Codó.

(As informações são da assessoria)