Ricardo fala sobre emergência no abastecimento d’água

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, fala sobre o decreto de emergência no Sistema de Abastecimento de Água em São Luís nesta sexta-feira (13), às 8h30, na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

O Decreto nº 27.997, datado do dia 10 deste mês, foi assinado pela governadora Roseana Sarney – estabelecendo prazo de 180 dias – e destaca a necessidade urgente de providências para garantir abastecimento mínimo à população, em razão da situação crítica, com perda de vazão, da adutora do Sistema Italuís.

“Esse decreto comprova os problemas que estamos enfrentando em função do constante desabastecimento de água em São Luís. Com ele em mãos, vamos requerer a aplicação de recursos próprios do Governo do Estado e a participação do Governo Federal para as obras emergenciais de recuperação e aumento de produção dos Sistemas Paciência e Sacavém”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

Uma ação prática proposta pelo Decreto é a abertura de cerca de 60 poços isolados em locais estrategicamente definidos pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema).

O texto do Decreto, que tem por base a Constituição Estadual, a Lei Federal nº 12.340 e o Decreto nº 7.257, de agosto de 2010, apresenta argumentos contundentes. O documento destaca os constantes rompimentos da adutora do Italuís (principalmente no trecho do Campo de Perizes), que vem “causando colapsos no abastecimento de água no município”.