TJ cassa prefeito de Cajapió

O prefeito de Cajapió, Francisco Xavier Silva Neto, não poderá permanecer no cargo e ficará inabilitado a exercer qualquer outra função pública pelo prazo de cinco anos, conforme decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A sentença transitou em julgado, não cabendo mais recurso para reverter a decisão.

O motivo da cassação foi o fato de o gestor não ter apresentado – no prazo estabelecido em lei – a prestação de contas do exercício financeiro de 2008 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em agosto, o órgão colegiado do TJMA fixou pena mínima de três meses de detenção – inicialmente em regime aberto – mas a substituiu pelo pagamento de multa no valor de 10 salários mínimos, conforme prevê a legislação.

Na época, os desembargadores Bernardo Rodrigues (relator), José Luiz Almeida (revisor) e Raimundo Nonato de Souza concederam ao prefeito o direito de permanecer no cargo até a decisão final da ação penal.

Na terça-feira (25) o desembargador Bernardo Rodrigues assinou ofício, comunicando ao juiz Arthur Gustavo Azevedo do Nascimento, da comarca de São Vicente Férrer – da qual Cajapió é termo judiciário – que a decisão transitou em julgado.

A conduta atribuída ao prefeito, devidamente comprovada – segundo os desembargadores – está prevista no artigo 1º, inciso VI do Decreto-Lei nº. 201/67, que trata de crimes de responsabilidade dos prefeitos.

A decisão também determina a comunicação da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA).

6 pensou em “TJ cassa prefeito de Cajapió

  1. Gilberto, por favor me responda uma dúvida, porque o TEMA de Tuntum, não já entrou na lei ficha limpa? Se o mesmo já tem prestação de contas referente ao ano de 2003 já transitada em julgada? Es tou perguntando, só pq já li essa matéria em seu blog. Valew sou seu fã e aguardo uma resposta bem clara desses ditador de Tuntum. Fui….

  2. Porquê o Tema ditador de tuntum ainda não caiu, se o mesmo já tem uma prestação de contas referente ao ano de 2003 transitada em julgada? por favor gilberto me responda, .

Os comentários estão fechados.