Voto não tem dono em São Luís (ou neutralidade não vale de nada)

O caro leitor deve recordar que este blog, dois dias após o 1º turno, no post  “O ‘fator Eliziane Gama’“, defendia que a deputada deveria declarar voto em Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Na ocasião o que se disse foi o seguinte:

“Trata-se de um erro conceitual defender que a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) mantenha-se neutra no 2º turno das eleições na capital. Pelo menos é o que diz uma pesquisa qualitativa a que o blog teve acesso nesta terça-feira (9) – e mesmo uma já apresentada ao titular deste ainda em junho deste ano.

Nos dois casos, com pequenas diferenças, os levantamentos apontam que algo torno de 70% a 75% do eleitores da popular-socialista votarão em Edivaldo Holanda Júnior (PTC) no dia 28 de outubro, mesmo que ela não declare voto ao petecista”.

Para, então, vaticinar: “Se resolver mesmo não declarar voto a ninguém agora, Eliziane Gama, na verdade, exclui-se de um processo em que o seu eleitor já a coloca naturalmente. E, independentemente do resultado da disputa em São Luís, o espólio disso acabará ficando com Edivaldo Holanda Júnior…”

Pois os números da apuração do 2º turno não mentem. Não foi só Eliziane que não conseguiu convencer seu eleitor a acompanhá-la na neutralidade. Nem ela, tampouco a governadora Roseana Sarney (PMDB), muito menos Tadeu Palácio (PP)…

Do apurado, tem-se que no 1º turno 22.092 votos (4,04%) foram anulados e outros 13.765 (2,52%) eleitores votaram em branco. Já no 2º turno, os os votos em branco foram só 11.873 (2,25%) e os nulos, 15.864 (3%). Queda, nos dois casos, tanto nominal, quanto percentualmente.

Só não caiu a abstenção, que foi de pouco mais de 131 mil no 1º turno e chegou quase à casa dos 150 mil ontem (28). Mas isso tem mais que ver com dificuldades para se chegar à seção de votação, ou desinteresse, do que com posicionamento político – quem quer protestar vota nulo.

Prova de que, em São Luís, voto não tem dono…

4 pensou em “Voto não tem dono em São Luís (ou neutralidade não vale de nada)

  1. Meu caríssimo Gilberto,vc está certíssimo,o voto aqui é de quem merecer e Castelo não mereceu ser reeleito por ter mentido e enganado o povo. Subestimou a capacidade de pensar do povo….pensou que o voto era como antes : De cabestro ! Se lascou….que isso sirva de exemplo pra Edivaldo,que esta assumindo e Roseana,que já esta aí,e quase nada se vê ! O bicho vai pegar agora para gestor preguiçoso e ladrão !!!

  2. Caro Gilberto,
    Não entendi seu raciocínio sobre a neutralidade de Eliziane Gama, pois dizer que vai ficar neutra no proceeso não significa pregar voto nulo ou branco. Simplesmente ela deixou seu eleitorado à vonte para votar em qualquer candidato, ou não votar.

  3. CUIDADO com a fotografia que você colocou…….
    Ela parece muito com a imagem do seu Chefe….
    srsrsrsrsrrss

Os comentários estão fechados.