E o Ibope, quem diria, acertou em cheio

Um dos institutos de pesquisa mais criticado no Maranhão é, sem duvidas, o Ibope.

No 1º turno, dia 5 de outubro mais precisamente, pesquisa deles apontava empate técnico entre João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O primeiro com 31%, o segundo, 27% (relembre).

Choveram críticas.

Que só aumentaram com a abertura das urnas: Edivaldo obteve 36,44%, Castelo, 30,60%.

O festival de esculhambação do instituto continuou após a primeira pesquisa do 2º turno, que apontava liderança de dez pontos favorável ao petecista (reveja). O próprio Edivaldo reagiu: “O Ibope dovulgou erro gritante”, disparou (leia).

Mas veio a semana decisiva do 2º turno e uma pesquisa Ibope/TV Mirante na véspera da eleição: Holanda Jr. 56% x 44% João Castelo (veja na imagem acima).

Resultado das uras: Holanda Jr. 56,06 x 43,94% João Castelo.

E o Ibope se redimiu no apagar das luzes.

11 pensou em “E o Ibope, quem diria, acertou em cheio

  1. Isso só mostra o quão fraudada era aquela pesquisa tendenciosa da Escutec. Castelo subestimou a inteligência da população, pensou que as pessoas iriam se acomodar com as políticas sociais arcaicas dele e as descaradas obras eleitoreiras, deixou a prefeitura nas mãos de sua filha que acabou com a cidade. Destruiu todas as áreas da administração pública, não conseguiu dar assistência à população em coisas básicas como ensino e saúde. Enfim, O Edivaldo pode decepcionar, mas ludovicenses, tenham a certeza que fizemos a escolha certa. Estávamos diante de um quadro em que um se apresentava como uma nova oportunidade para tirar São Luís do buraco e o outro mostrava abertamente que não sabe administrar nada, que acabou com a cidade e claramente não merecia uma nova oportunidade. Agora é pijama e fralda geriátrica para o tucano. Até nunca mais!

  2. Essa empresa do Machadinho deu Show, até porque a equipe do Edivaldo precisava de informações precisas para monitorar o eleitorado e para nortear a campanha. Os outros institutos de pesquisas erraram por não ter essa visão, não possuíam essa responsabilidade, apenas queriam iludir o eleitorado apedido de candidato A ou B.

    Ai deu no que deu, a DataM acertou na mosca tanto no primeiro turno quanto no segundo, com precisão só vista na NASA. Isso mostra que as pesquisas de fato funcionam quando feitas com responsabilidade, ética e cientificidade.
    Todo candidato e assessores que trabalham de forma inteligente devem se guiar sistematicamente pelas pesquisas e estas devem estar nas ruas sempre aferindo a massa. A equipe do Edivaldo não ficou parada diante dos ataques Castelistas, mas respondeu e às vezes até se antecipou neutralizando o adversário.

    Quando o Edivaldo estava caindo devido ao terrorismo promovido por Castelo, a equipe do Edivaldo percebeu através dos números e orientou o Edivaldo e o pelotão de frente a responderem com vigor e criatividade de maneira a manter a confiabilidade do eleitorado. Mudaram até as camisas vermelhas, falaram de família, disseram que Castelo iria mandar destruir seus comitês e colocar a culpa em Edivaldo, pediram as tropas federais, contrataram perito, etc.

    Edivaldo foi um bom “produto” escolhido por Roberto Rocha e referendado por Flavio Dino, e os dois promoveram as articulações até com Bra$ilia. Acredito nesta equipe, pois, os rapazes estão com vontade de ficar. A população deu uma oportunidade de ouro a esta tríade e torço antes de tudo pela população maranhense que lhes confiou à promoção do seu bem-estar. Parabéns a todos! E não se preocupem com Castelo ele esta rico, será deputado federal, mas tem a responsabilidade inicial de não ser preso pela Policia Federal.

  3. Essa empresa do Machadinho deu Show, até porque a equipe do Edivaldo precisava de informações precisas para monitorar o eleitorado e para nortear a campanha. Os outros institutos de pesquisas erraram por não ter essa visão, não possuíam essa responsabilidade, apenas queriam iludir o eleitorado apedido de candidato A ou B.
    Ai deu no que deu, a DataM acertou na mosca tanto no primeiro turno quanto no segundo, com precisão só vista na NASA. Isso mostra que as pesquisas de fato funcionam quando feitas com responsabilidade, ética e cientificidade.
    Todo candidato e assessores que trabalham de forma inteligente devem se guiar sistematicamente pelas pesquisas e estas devem estar nas ruas sempre aferindo a massa. A equipe do Edivaldo não ficou parada diante dos ataques Castelistas, mas respondeu e às vezes até se antecipou neutralizando o adversário.
    Quando o Edivaldo estava caindo devido ao terrorismo promovido por Castelo, a equipe do Edivaldo percebeu através dos números e orientou o Edivaldo e o pelotão de frente a responderem com vigor e criatividade de maneira a manter a confiabilidade do eleitorado. Mudaram até as camisas vermelhas, falaram de família, disseram que Castelo iria mandar destruir seus comitês e colocar a culpa em Edivaldo, pediram as tropas federais, contrataram perito, etc.
    Edivaldo foi um bom “produto” escolhido por Roberto Rocha e referendado por Flavio Dino, e os dois promoveram as articulações até com Bra$ilia. Acredito nesta equipe, pois, os rapazes estão com vontade de ficar. A população deu uma oportunidade de ouro a esta tríade e torço antes de tudo pela população maranhense que lhes confiou à promoção do seu bem-estar. Parabéns a todos! E não se preocupem com Castelo ele esta rico, será deputado federal, mas tem a responsabilidade inicial de não ser preso pela Policia Federal.

  4. Quem se credenciou como um instituto certeiro foi a DATA M, essa sim a mais criticada de todos… Só não consigo entender como uma diferença da casa de 5% dada pelo Ibope poucos dias antes das eleições se transformaram em 12%, sobretudo porque a candidatura de Edivaldo, na última semana, sofreu bombardeio de todos os lados… Se merece elogio pela pesquisa final, deixa abalada sua credibilidade quanto às outras.

  5. Simples Gilberto quando ele quer ele acerta… Como já está sem credibilidade… Resolveu acertar para tentar tirar a imagem negativa das ultimas eleições em São Luís

  6. Depois da tentativa fracassada do 1º Turno, acharam melhor reconhecer que Edvaldo ganharia e tentar limpar a reputação da empresa.
    Tudo estava peprdido mesmo.

  7. a pesquisa IBOPE há alguns anos atrás era sinônimo de referência em pesquisas, hoje não passa de uma instituição que atende interesses de X e Y dependendo do $$$$, quando vê que o bicho tá pegando e que se persistir no erro, sua credibilidade será jogada no lixo, ela divulga o resultado certo.
    A DataM, que saiu fortalecida nessas eleições, acertou nos 2 turnos, apesar da atitude descarada de sr Castelo de tentar tirar o crédito da mesma.

Os comentários estão fechados.