Ligação entre detendo e sindicato pode ser investigada na AL

Um grupo de deputados tem avaliado a possibilidade de propor a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar até que ponto vão as ligações entre o detento José Jardersom Sá Matias – e a facção a que ele pertence – com membros dos Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão (Sindspem).

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) abriu ocorrência após identificar que o preso mantinha contatos com a diretora do Sindspem, Liana Furtado, e o ex-diretor de Pedrinhas Raimundo Fonseca (reveja).

Há suspeitas de uma articulação política para promover terror na penitenciária. “Uma pessoa que trabalhava no Presídio São Luís ouviu conversas de um agente penitenciário dando orientações de como os presos deveriam se comportar para criar terrorismos no sistema penitenciario”, contou o secretário Sebastião Uchôa, após a descoberta.

Entre os deputados já ouvidos pelo blog, o sentimento é de que, no mínimo, o caso precisa ser melhor esclarecido, já que há suspeitas de politização das ações criminosas que se propagaram pelo sistema penitenciário, na capital, nos primeiros dias do ano. Como se sabe, o tal sindicato é controlado por simpatizantes da oposição comunista no estado.

__________________Leia mais

Ligação de preso a membro do Sindspem revela caráter político de rebeliões

4 pensou em “Ligação entre detendo e sindicato pode ser investigada na AL

  1. Deveriam esses deputados, era criarem vergonha e instaurar uma CPI para apurar em que circunstancias os governos de Roseana levaram o sistema prisional do estado à esse descalabro, e não querer fuçar o lamaçal, para a merda respingar em quem mexe com ela.

  2. Gilberto, a prática de ceder celular para preso e ficar em contato com ele foi amplamente exercida e até hoje ainda o é pelo atual secretário da sejap, Sebastião Uchôa. Ele utilizava isso pq não gostava da categoria de agentes penitenciários, por sermos funcionários com nível superior e que ele não consegue manipular.Contudo vejo q vc o defende reiteradas vezes. Sei que vc é jornalista do Estado do Maranhão, jornal este da família Sarney, e que Uchôa é um secretário de Estado, mas vc como jornalista e historiador deveria tentar ser um pouco mais imparcial com as notícias. Ou será que vc também está na “listinha” dos blogueiros que recebem um mensalinho de Josilma, assessora de comunicação da SEJAP, que é sócia do jornal pequeno? Não estou afirmando, estou perguntando. Abç!

    • conta outra… até a turma do CNJ reconhece a retidão do Uchoa… e agora vem um “orelha”, que não tem coragem de se identificar corretamente, lançar dúvidas sobre o caráter do cidadão? e sobre a tal listinha, até este seu comentário eu desconhecia a sua existência…

  3. Sr Gilberto, primeiramente relato que usei o codinome “orelha” pq o atual secretário persegue e prejudica quem o critica, isso é notório na categoria. Em seguida, corroboro o que o sr disse: o secretário é uma pessoa “reta”, honesta e laboriosa, contudo Adolf Hitler tb o era.
    Uchôa é uma pessoa vingativa, prepotente, arrogante e que, repito, NÃO GOSTA DE AGENTE PENITENCIÁRIO, nunca gostou. Imagine vc ser médico e não gostar de trabalhar com enfermeiros ou instrumentalistas, seria possível? Ou vc ser gerente de um banco e não gostar dos funcionários que trabalham com vc, será q esse banco tem futuro?
    E em relação ao “mensalinho”, é uma prática já utilizada desde a época do secretário anterior e que perdura até hj, sei o nome de alguns blogs e jornalistas que o recebem, ele varia entre 1.000,00 e 3.000,00 reais.

Os comentários estão fechados.