A partir de hoje, renúncia de Roseana já produz reflexos na AL; entenda

roseana sarneySe ocorrer a partir de hoje (6), a (provável) renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB) já começa a produzir efeitos práticos na Assembleia Legislativa, para onde as atenções devem se voltar por, pelo menos, trinta dias.

Explica-se.

Caso pretenda mesmo ser candidata, a governadora tem até o dia 5 de abril – seis meses antes da eleição – para desincompatibilizar-se e manter suas condições de elegibilidade.

A renúncia da peemedebista forçaria o presidente da Assembleia deputado Arnaldo Melo (PMDB) – ou algum dos deputados da Mesa Diretora da Casa, seguindo-se a cadeia sucessória – a assumir o mandato para realizar, após trinta dias, nova eleição para o Governo do Estado, por via indireta.

Ocorre que, se permanecer no comando do Executivo por um mês – como manda a lei aprovada mês passado na Casa -, qualquer deputado já estará inelegível e não poderá disputar a reeleição para a Assembleia, já que esse “mandato de trinta dias” terminará obrigatoriamente após o dia 5 de abril.

Nessas condições, um parlamentar que, na saída de Roseana Sarney, assuma o governo com a missão de preparar o rito sucessório indireto só poderá disputar a eleição de outubro para tentar manter-se no Legislativo se também renunciar ao mandato antes da data limite estabelecida pela Justiça Eleitoral.

Essa seria a única hipótese em que o poder passaria, então, ao Tribunal de Justiça, sob as mãos da sua presidente, desembargadora Cleonice Freire.

Uma decisão sobre o assunto, no entanto, só deve ser tomada por Roseana após uma conversa séria com Arnaldo Melo, nos próximos dias…

7 pensou em “A partir de hoje, renúncia de Roseana já produz reflexos na AL; entenda

  1. A DIFERENÇA DO GRUPO SARNEY PARA OS OUTROS, É PORQUE NESSE GRUPO AS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS COM PRESSA.

    Meus amigos, MUITOS CRITICAM dizendo que o GRUPO SARNEY deixa as decisões tardaram para serem decididas e que por isso, os adversários conquistam territórios para se fortalecerem.

    Meus amigos, as únicas vezes que esse grupo falhou, foi quando foram traídos por covardes aproveitadores incompetentes, TRAÍRAS QUE NUNCA MAIS SERÃO DIGNOS DE CONFIANÇA, não pelo simples fato de terem traídos o GRUPO SARNEY, mas pela forma covarde de terem traídos já que não tiveram méritos suficientes para ganharem eleição no voto.

    Meus amigos, a GOVERNADORA está firme e jamais vai tomar decisão precipitada que possa prejudicar o seu plano de governo que ainda não foi concluído. O GRUPO está unido e consolidado para na hora certa confirmar sua DECISÃO EM PROL DO MARANHÃO.

    • SER MESTRE EM JOGO DE XADREZ NÃO É FÁCIL
      O GRUPO DOS SARNEY É CONSTITUÍDO DE MESTRES NO JOGO POLÍTICO, QUE É MAIS DIFÍCIL DO QUE JOGO DE XADREZ
      ROSEANA E ZÉ SARNEY, SÃO MESTRES DO GRUPO.

    • esse sebastiao santos ta mamando firme nas tetas do governo viu. pense num babaozinho de carreira e esse ai.

    • ANOS E ANOS NO GOVERNO POR COMPETÊNCIA
      OPOSITORES SEM INTELIGÊNCIA E SÓ NA BASE DA OFENSA, NÃO ASSUMEM MESMO QUE HAJA RENÚNCIA DO GRUPO .

  2. O grande problema é o seguinte: Quando não se tem a competência para argumentar,só resta a agressão!!!

Os comentários estão fechados.