Governo garante recursos para abertura de 3 mil vagas de professor

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou no fim da semana passada que na programação orçamentária para o exercício financeiro de 2015 já estão assegurados recursos para a realização do concurso público para a contratação de 3 mil professores (leia mais aqui e aqui)

Para o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, a criação dos cargos conclui a série de ações estruturantes realizada pelo governo Roseana que possibilitará a continuidade do desenvolvimento da educação no estado.

“O anúncio do concurso para professor fecha um ciclo de ações estruturantes determinadas pela governadora Roseana que visa o desenvolvimento da educação pública estadual. Neste período foi aprovado o Plano Estadual de Educação, que lança o planejamento para as ações e políticas educacionais para os próximos 10 anos; aprovado o Estatuto do Educador, garantindo novas conquistas aos profissionais de educação e está sendo implantado um amplo programa de reforma e ampliação de escolas, seguindo os padrões do Ministério da Educação. Tais ações, aliadas ao suprimento da necessidade de professores permitirá melhores condições para a oferta da educação pública de qualidade nos próximos anos”, destacou Danilo Furtado.

Vagas

As 3.000 novas vagas serão de provimento efetivo e devem ser preenchidas por concurso público. Os novos servidores serão lotados na Carreira de Docência do Estado, no cargo Professor III, subgrupo magistério da educação básica, atendendo a todas as disciplinas previstas no currículo de ensino médio do estado.

Serão ofertadas 518 vagas para Língua Portuguesa; 257 para Língua Estrangeira (Inglês); 133 para Língua estrangeira (espanhol), 341 para Matemática; 302 para Química; 291 para Biologia; 286 para Física; 236 para Geografia; 148 para Educação Física; 131 para História; 126 para Filosofia; 121 para Artes e 111 para Sociologia.


16 pensou em “Governo garante recursos para abertura de 3 mil vagas de professor

  1. Engraçado esta Roseana ela passou 15anos no governo agora que ela vem lembrar dos professores nao tem parea para esta . Acho que ela nao acordou que o seu mandato ja acabou , o nosso povo nao e besta ela viu o que os maranhense fizeram nas urnas com seu candidato .

  2. Aqui no interior queremos saber Gilberto, as bases salariais e carga horária de trabalho, para sabermos se compensa estudar para o concurso de professor. Queremos saber também como está tramitação do projeto na Assembleia, ok?

  3. Alguém sabe me responder porque esse concurso sai somente agora no final de mandato da gov. Roseana?

    Poderia ter feito bem antes pra arcar com essa enorme despesa para os cofres do Estado, sendo que está fazendo isso practentar garantir votos para uma eleição futura, já que são 3.000 pessoas

    • VOCÊ VAI PAGAR ALGUMA DESPESA OU NÃO É MERECEDOR DE EMPREGO. SE NÃO QUISER DEIXA QUE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO TEM PAIXÃO POLÍTICA FAÇA OU MESMO OS PROFESSORES DO PIAUÍ POIS O SALÁRIO DAQUI É MELHOR QUE DE OUTROS ESTADOS. IDIOTA!.

      • Essa “Constancia” deve ser mais uma professorinha buscando uma vaguinha no serviço público. Como todas iguais a si, ela agora diz que o salário é bom, mas, após empossada, fará greve exigindo aumento e reclamando que o salário é uma merreca.

  4. É louvável a atitude da governadora Roseana, porem, como é sabido de todos os funcionários do estado, agora em fevereiro vai ter o reajuste salarial, com parte do Plano de Cargo e Salário dos referidos servidores, eu particularmente queria ter uma noção do que está acontecendo, se tem dotação orçamentária para tal e assim tranquilizar os funcionários que estão ansiosos e na esperança da governadora se pronunciar a respeito. Agradeço.

  5. Vc está se esquecendo que tem uma decisão do pleno do Tribunal de Justiça Mandando nomear todos os excedentes e a multa e 5 mil por dia, e já foi votada em duas seções no pleno transitado e julgado vc deveria falar sobre isso também porque na hora que a Roseana Sarney sair o Ministério Publico vai exigir cumprimento ai Adeus concurso.

    Abaixo a sentença do pleno. Gostaria que vc escrevesse sobre isso

    Ação: PROCEDIMENTOS REGIDOS POR OUTROS CÓDIGOS, LEIS ESPARSAS E REGIMENTOS | AÇÃO CIVIL PÚBLICA
    Autor: SINDICATO DOS TRAB. EM EDUCACAO BAS. DAS REDES PUB. EST. E MUN. DO EST. DO MA.- SINPROESEMMA
    Advogados: LUIZ HENRIQUE FALCAO TEIXEIRA ( OAB 3827 )
    Réus: ESTADO DO MARANHÃO
    Procuadora: LORENA DUAILIBE CARVALHO
    SENTENÇA: (…) Do exposto, e confirmando os termos da tutela concedida às fls.1392/1401, julgo procedente o pedido inicial, com
    fulcro no art. 269, I do CPC, vez que comprovada a preterição de candidatos no concurso sub judice, para determinar a NULIDADE
    de todas as contratações temporárias efetivadas pelo requerido, ora declinadas nesta ação, as quais se encontram demonstradas
    nos documentos de fls.188/478 e 788/919, num total de 13.500 (treze mil e quinhentos) contratados, decorrentes do processo
    seletivo simplificado, de contratação temporária, constante do Edital n.º 03/2009 e homologado na data de 23/03/2010 (fls.481).
    Determino, outrossim ao Estado do Maranhão proceder com as respectivas NOMEAÇÕES dos candidatos habilitados no referido
    certame (Edital n.º 01/2009), aqui representados, conforme a ordem de suas classificações, com o prazo de 90 (noventa) dias, sob
    pena de multa diária de R$5.000,00 (cinco mil reais), a ser revertida em favor da parte requerente.Diante da sucumbência, com
    base no art. 20, parágrafo 4º do CPC, apreciando eqüitativamente (atendendo ao grau de zelo do profissional, ao lugar da
    prestação do serviço, a natureza e importância da causa), condeno o Estado do Maranhão em honorários advocatícios que fixo em
    R$5.000,00 (cinco mil reais).Superada a fase de recursos voluntários, subam os autos ao Tribunal de Justiça do Estado para o
    reexame necessário (CPC, art. 475, I).Publique-se. Registre-se. Intime-se.São Luís, 04 de março de 2013.Luzia Madeiro
    NeponucenaJuíza de Direito da 1.ª Vara da Fazenda Pública.

  6. O Maranhão precisa de muito mais proficionais em outras áreas. E onde fica a lei de responsabilidade fiscal?
    Ah! Lembrei: isso é problema do novo governador!

  7. Ainda não foi chamado em todos os aprovados do ultimo concurso e ela ja ta inventando mais uma….mais abacaxi para Flávio Dino.

  8. Essa “Constancia” deve ser mais uma professorinha buscando uma vaguinha no serviço público. Como todas iguais a si, ela agora diz que o salário é bom, mas, após empossada, fará greve exigindo aumento e reclamando que o salário é uma merreca.

    • não é hora de questionamentos sobre os porquês do concurso sai somente agora, mas olhar para necessidade de um concurso com urgência.
      queremos ter a oportunidade de fazer o concurso e passar.
      Pois acreditamos que Flavio Dino independente das circunstâncias,
      é a favor de um concurso no momento.

Os comentários estão fechados.