Inquérito que apura o confronto envolvendo os Gamela será encaminhado à Justiça

Caso será agora com a Justiça Estadual

O inquérito que apura o confronto envolvendo os índios Gamela na cidade de Viana – registrado no dia 30 do mês passado – será remetido esta semana à Justiça Estadual. A informação é da Polícia Civil do Maranhão. De acordo com a equipe que chefia o caso, após o repasse, os autos do processo deverão ser encaminhados à esfera federal.

Segundo o delegado regional de Viana, Jorge Pacheco, os índios exigiram que o depoimento deles seja colhido pela Polícia Federal, o que dificultou a apuração. Ele disse que optou por não fazer uso do instrumento de condução coercitiva. “ Neste caso, por meio desta exigência da categoria indígena, ouvi apenas parte dos entes envolvidos no caso e, nesta semana, vou encaminhar os termos para a Justiça”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, neste caso, ainda não é possível apontar quem foram os responsáveis pelo confronto. “Como não foram ouvidas todas as partes no caso, fica difícil apontar qualquer parecer. É necessária uma apuração ainda mais aprofundada, e isso deve ocorrer no âmbito federal”, afirmou.

O delegado confirmou ainda a O Estado que, apesar do fim das apurações no âmbito policial, as equipes deverão permanecer no local do conflito. “Até para garantir que não haja qualquer outro tipo de situação semelhante”, disse.

Um comentário em “Inquérito que apura o confronto envolvendo os Gamela será encaminhado à Justiça

  1. Tomara que sega isento e sem viés político. Pois, não existem índios naquela região; o que há são interesses de ongs e políticos ligados ao PCdoB e PT.

Os comentários estão fechados.