URGENTE! Morre o advogado Pedro Leonel, em São Luís

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (22) o advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, dono do escritório de mesmo nome.

Aos 82 anos, ele lutava contra um câncer já há algum tempo.

O velório ocorrerá na Pax União do Canto da Fabril, a partir das 11h.

Pasadena

Um dos maiores processualistas do Brasil, Pedro Leonel era também um atencioso observador da vida em sociedade. E, nessa condição, dedicava-se a fiscalizar o poder público, em todas as suas esferas, propondo diversas ações populares para evitar os excessos da mão pesada do Estado sobre o cidadão, ou mesmo barrar atos de corrupção.

Assim, por exemplo, o advogado maranhense acabou se tornando peça importante na Lava Jato.

Foi dele a primeira ação a apontar problemas num negócio entre a Petrobras e Astra Oil Trading NV para a compra de uma refinaria em Pasadena, em 2013.

Depois disso, o negócio revelou-se efetivamente uma furada para o governo brasileiro e as suspeitas de corrupção confirmaram-se durante investigações da Polícia Federal.

Pedro Leonel deixa uma enorme lacuna na advocacia maranhense, mas, também, um legado consistente. Pouco afeito a aparatos tecnológicos, ele era, contudo, um homem moderno de ideias e, por isso, ao longo da sua carreira, cercou-se de bons e jovens advogados a quem deixou, certamente, muitos e importantes ensinamentos.

Que Deus conforte sua família nesse momento de tamanha dor.

5 pensou em “URGENTE! Morre o advogado Pedro Leonel, em São Luís

  1. Obrigado Gilberto, suas palavras enaltecem o nome dele. Forte abraço do seu neto Pedro Leonardo.

  2. Com certeza ele deixará uma enorme lacuna no âmbito jurídico e social do Brasil. Perdemos um dos maiores processualistas do país! Que Deus o tenha e conforte os seus amigos e familiares.

  3. O Dr. Pedro Leonel é o único advogado que vai fazer falta, pois, ele sempre combateu as injustiças. O saudoso Sobral Pinto dizia que a advocacia não é profissão para covardes, mas, o que assistimos diariamente é a presença desse instituto entre os advogados.

Os comentários estão fechados.