Uma reportagem do Fantástico revelou que mais da metade dos municípios do Maranhão está sob suspeita de usar “alunos fantasmas” para inchar os dados do censo escolar e conseguir mais recursos do governo federal.
O município maranhense de Monção, por exemplo, recebeu em 2018 R$ 40 milhões para investir em educação. Mas boa parte desse dinheiro pode ter sido desviada, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
Até uma mulher que morreu em 2014 aparece nos censos de 2017 e 2018.
De acordo com o MPF, os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses.
Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. Outra fraude é a criação de alunos fantasmas.
A secretária de Educação de Monção negou irregularidades no cadastro de alunos.
A cidade de Miranda do Norte também é citada na reportagem do Fantástico.
Veja aqui a reportagem completa.
Essa reportagem só releva o que a população de monção desconfiava.
No próximo ano a população tem que dá a resposta nas urnas não podemos eleiger esses corruptos que só pensam em benefício próprio, e os vereadores nada fazem pra conter essa roubalheira sem fim
TUNTUM – MA
Professores Contratados e outros funcionários da Educação com 3 – Meses de Salários atrasados em Tuntum, povo humildes ganham 400 Reais só, estão devendo Supermercados e Farmácias, em Cidade pequenas o pessoal compram Fiados pra pagar depois, a situação está triste na Cidade, lá é caso de PF, Prefeito e os Secretários com os Milhões investindo.
As escolas de taipa não tinham acabado no governo do papudo? É a primeira coisa que aparece na reportagem. Camarão também tem culpa, pois a seduc que coordena o censo escolar.
Uma farra. Enquanto essas verbas não forem dirigidas por um departamento Federal, o Brasil jamais irá crescer. Esses criminosos usam a política pra se locupletarem , pois sabem que a justiça além de tardar muito, acaba prescrevendo , ou seja, a impunidade é certa.
Gilberto Leda, todos nós queremos saber quais sao os outros 135 municpios maranhense que são suspeitos de desviar esses recursos, pq a reportagem mostrou reportagem de apenas Monção e Niranda do Norte.
137 —-> https://gilbertoleda.com.br/2019/11/05/veja-a-lista-de-137-prefeituras-do-ma-investigadas-por-alunos-fantasmas/
Pingback: Monção: Justiça bloqueia bens de prefeita após denúncia de 'alunos fantasmas' - Gilberto Léda
Pingback: Monção: Justiça bloqueia bens de prefeita após denúncia de ‘alunos fantasmas’ – Blog do Vandoval Rodrigues
Pingback: JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DA PREFEITA DE MONÇÃO APÓS DENÚNCIA DE ALUNOS FANTASMAS - Blog do de Sá
Pingback: Juiz afasta prefeita de Monção por fraude no Censo Escolar - Gilberto Léda