PF investiga esquema de ‘alunos fantasmas’ em 137 prefeituras do MA

Uma reportagem do Fantástico revelou que mais da metade dos municípios do Maranhão está sob suspeita de usar “alunos fantasmas” para inchar os dados do censo escolar e conseguir mais recursos do governo federal.

O município maranhense de Monção, por exemplo, recebeu em 2018 R$ 40 milhões para investir em educação. Mas boa parte desse dinheiro pode ter sido desviada, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Até uma mulher que morreu em 2014 aparece nos censos de 2017 e 2018.

De acordo com o MPF, os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses.

Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. Outra fraude é a criação de alunos fantasmas.

A secretária de Educação de Monção negou irregularidades no cadastro de alunos.

A cidade de Miranda do Norte também é citada na reportagem do Fantástico.

Veja aqui a reportagem completa.


10 pensou em “PF investiga esquema de ‘alunos fantasmas’ em 137 prefeituras do MA

  1. Essa reportagem só releva o que a população de monção desconfiava.
    No próximo ano a população tem que dá a resposta nas urnas não podemos eleiger esses corruptos que só pensam em benefício próprio, e os vereadores nada fazem pra conter essa roubalheira sem fim

  2. TUNTUM – MA
    Professores Contratados e outros funcionários da Educação com 3 – Meses de Salários atrasados em Tuntum, povo humildes ganham 400 Reais só, estão devendo Supermercados e Farmácias, em Cidade pequenas o pessoal compram Fiados pra pagar depois, a situação está triste na Cidade, lá é caso de PF, Prefeito e os Secretários com os Milhões investindo.

  3. As escolas de taipa não tinham acabado no governo do papudo? É a primeira coisa que aparece na reportagem. Camarão também tem culpa, pois a seduc que coordena o censo escolar.

  4. Uma farra. Enquanto essas verbas não forem dirigidas por um departamento Federal, o Brasil jamais irá crescer. Esses criminosos usam a política pra se locupletarem , pois sabem que a justiça além de tardar muito, acaba prescrevendo , ou seja, a impunidade é certa.

  5. Gilberto Leda, todos nós queremos saber quais sao os outros 135 municpios maranhense que são suspeitos de desviar esses recursos, pq a reportagem mostrou reportagem de apenas Monção e Niranda do Norte.

  6. Pingback: Monção: Justiça bloqueia bens de prefeita após denúncia de 'alunos fantasmas' - Gilberto Léda

  7. Pingback: Monção: Justiça bloqueia bens de prefeita após denúncia de ‘alunos fantasmas’ – Blog do Vandoval Rodrigues

  8. Pingback: JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DA PREFEITA DE MONÇÃO APÓS DENÚNCIA DE ALUNOS FANTASMAS - Blog do de Sá

  9. Pingback: Juiz afasta prefeita de Monção por fraude no Censo Escolar - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.