Com novos leitos ativados, ocupação de UTIs segue acima de 80% em SLZ

A taxa de ocupação de leitos de UTI segue acima de 80% em São Luís, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem (22) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O percentual segue alto, mesmo com a ativação de novos leitos na capital.

Na terça-feira (21), a SES informava taxa de ocupação de 88,24%, dos 102 leitos disponíveis. Na quarta-feira, já com 107 leitos, a taxa caiu um pouco, para 84,11%.

Em entrevista ao Estadão, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou que, se a ocupação de leitos de UTI chegasse a 80% ele decretaria o fechamento total de atividades na Região Metropolitana de São Luís.

“Tenho um decreto pronto de lockdown (fechamento total de atividades) se a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegar a 80%”, declarou Dino.

De acordo com o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago, o comunista ainda não tomou essa atitude porque a taxa deve diminuir com a abertura de novos leitos.

“Foram abertos novos leitos, imediatamente. Outros estão sendo instalados nesse momento. Se ainda assim a taxa seguir crescendo, voltar a esse patamar, mesmo com leitos ampliados, pode ser a saída necessária”, afirmou.