Advogado maranhense defende eleições pela internet em 2020

O advogado maranhense Daniel Blume, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresentou nesta semana proposta para que as eleições municipais deste ano possam ser realizadas via internet, como forma de garantir a manutenção dos prazos e datas já definidos no calendário eleitoral, independentemente do avanço da pandemia do novo coronavírus (Cvid-19).

A sugestão foi encaminhada oficialmente na quinta-feira (23) ao presidente do Conselho Federal da Ordem, Felipe Santa Cruz.

“O povo que vota por meio de urnas eletrônicas, é capaz de votar através da internet. Basta que seja orientado para acessar as ferramentas necessárias no próprio sítio virtual do Superior Tribunal Eleitoral, que dispõe de técnicos capazes de evoluir a tecnologia das urnas eletrônicas para urnas on-line. Tal ensejará não apenas a redução das abstenções, como também dos pesados gastos públicos eleitorais”, defende ele.

Segundo Blume, “em especial nos tempos de pandemia, trata-se da solução mais segura e viável, pois não envolve trabalhos manuais, seja para a votação, seja para a apuração dos votos”.

O maranhense apontou que o uso de certificados digitais com criptografia avançada poderia garantir a segurança do voto nesse caso.

“A Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) utilizada nos certificados digitais garante um alto rigor no processo de validação dos usuários em atividades on-line. Autentica as informações por meio de protocolos específicos e de uso da criptografia avançada, confrontada aos dados registrados em uma base pública, bem como em mídias e dispositivos móveis que possuem tal certificação instalada ou inserida”, destacou.

A ideia do advogado é que o Conselho Federal da OAB encaminhe a proposta para avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oferecendo apoio do corpo técnico de informática da própria entidade para a busca de um projeto viável.

20 pensou em “Advogado maranhense defende eleições pela internet em 2020

  1. Dr Daniel, converse com Abdon Jr, para que ele pague a gente! Tem muito pai de família em uma situação difícil nesse momento! Todo dia ele diz uma data, anda com segurança armada 24hrs por dia! Como um homem sem dinheiro como ele alega estar nessa situação e tem segurança privada? E ainda recebendo salário da Prefeitura de São Luis como Médico! Bem que ele poderia ir atender os pacientes de Covid-19!

  2. Será que o advogado Daniel Blume pensa que está vivendo no país de Alice
    Acorda senhor advogado, você vive no Brasil real
    A proposta é totalmente desprovida de segurança e de economia
    Será que o nobre advogado tem idéia de quanto custa um certificado digital pessoa física pra um cidadão?
    E o que é pior somente pra votar?
    Nobre advogado use a sua inteligência para o bem do povo e não pra querer aparecer pra midia

    • Mais um querendo se aproveitar da situação e ter um minuto de fama .
      Idiota desse se as eleições podem ser fraudadas pessoalmente imagina através da Internet.

  3. Essa proposta é totalmente desprovida de causa existencial, ou de substrato legal. Tal procedimento exigiria uma alteração normativa, e mesmo que houvesse tempo para tanto, estaria, verdadeiramente, institucionalizando uma fraude eleitoral através de potencial industrialização de compra de votos. Ou vocês acham que os ricos não iriam se aproveitar dessa situação e criar currais eleitoral eletrônicos mediante o controle da compra e administração dos certificados dos eleitores no dia da eleição? E a figura dos mesários e fiscais que são essenciais para fiscalizar o dia da eleição, seriam virtuais também? Só Deus na causa!!! 🤦🏻‍♂️

  4. Vou esquecer que li tal matéria.
    Inacreditável que parte de um membro de um conselho federal.
    Será se o nobre doutor advogado tem noção e conhecimento da realidade da vida cotidiana da maioria dos eleitores do interior do Brasil?
    O doutor talvez seja um dos integrantes da elite e nunca sentiu ou leu sobre “ fome “ e provavelmente também nunca visitou um bairro de periferia, seja na capital ou no interior, para saber a realidade da necessidade e vulnerabilidade do cidadão.
    Doutor sua brilhante idéia vai restaurar os chamados currais eleitorais, pois parte dos eleitores nem mesmo uma senha sabem decorada, então imagina para quem será “repassada” esta senha ? PRECISA DESENHAR ?
    Muito pior é fazer certificação digital, que também vai necessitar de senha além é claro do alto custo da aquisição do certificado digital..

  5. Esse advogado é de onde mesmo? Ele acha que está é na Europa, Japão?
    Kkkkkk
    Acho que essa Proposta que ele falou , foi no momento 1 minuto de besta, para falar besteira..
    Ou ele quer se mostrar
    Ou ele não conhece o BRASIL..

  6. Proposta para aparecer na mídia e não por pura eficiência. Países desenvolvidos como Alemanha, Itália, EUA e Reino Unido não realizam eleição pela internet, imagina o Brasil… Imagina o que dizer da nossa querida zona rural votando pela internet… só na cabeça desse maluco mesmo.

  7. Concordo e digo mais, todos os tribunais eleitorais poderiam ser extintos, as pessoas se cadastrariam com o CPF e votariam com ele, simples e barato. Quem não conseguir se cadastrar não vota. Esses tribunais eleitorais nenhum país tem algo parecido, custam bilhões.

  8. Advogado que defende gente que comandava o golpe da pirâmide não tem substrato nenhum pra falar nem sobre isso, nem sobre nada. Advogado que defende bandido é bandido também! A dúvida é: quem ensinou quem a roubar? Fica a dúvida…

  9. Pingback: Blume sobre voto pela internet: 'Brasileiro tem capacidade de adaptação' - Gilberto Léda

  10. Pingback: "Brasileiro tem capacidade de adaptação", diz advogado sobre voto online

Os comentários estão fechados.